Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS SOBRE A BRINCADEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o que pensam as professoras da educação infantil sobre a brincadeira, mais especificamente analisar como as docentes planejam a rotina, priorizando a brincadeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças; analisar qual a concepção das professoras sobre a brincadeira e identificar como as professoras avaliam as crianças nos momentos de brincadeira. Para isso, nos fundamentamos nos estudos de Baquero (1998), Kishimoto (2003) e Barbosa (2006). A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa. O público alvo foi de docentes da Educação Infantil que preencheram um questionário on-line contendo cinco questões abertas e uma de múltipla escolha, abordando sobre a brincadeira nas turmas da Educação Infantil. Neste estudo, evidenciamos que todos os participantes da pesquisa entendem a importância da brincadeira durante os processos de aprendizagem e mais de 70% dizem priorizar a brincadeira na sua rotina. No entanto, alguns professores relataram ter dificuldades em planejar os momentos de brincadeira, ou seja, abordam que é vivenciada na rotina, mas acontece de forma livre, de acordo com o que as crianças desejam. Alguns professores também explicitaram a importância da mediação nos momentos de brincadeira, afirmaram que quando o adulto participa da brincadeira, dá mais segurança à criança e também potencializa o momento brincante. O que corrobora com os estudos de Kishimoto (2010), quando defende que o primeiro brinquedo do bebê é o adulto. Portanto, considera-se o presente estudo como um importante passo para a compreensão das percepções dos docentes da Educação Infantil sobre o papel da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. Consideramos o brincar como a principal atividade da criança, sendo uma de suas linguagens, como está estabelecido nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.

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