A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO MESTRADO PROFISSIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126125 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2789 "inscrito_id" => 10108 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO MESTRADO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este estudo é proveniente dos desafios enfrentados pelos autores, professores da Educação Básica, no processo de formação continuada, particularmente no contexto do Mestrado Profissional, e sobre as dificuldades de conciliar a atuação docente com a pós-graduação. A integração da prática pedagógica com a pesquisa científica é um processo repleto de obstáculos, agravados por fatores como baixos salários, condições de trabalho precárias, formação inicial insuficiente e sobrecarga de tarefas extraclasse. Tais problemas resultam na desvalorização da profissão docente, o que torna a carreira menos atraente e compromete a qualidade do ensino. Apesar da educação ser amplamente reconhecida como essencial, a carreira de professor ainda sofre com a falta de prestígio social e remuneração inadequada. Essa realidade contribui para o ciclo de desvalorização da profissão, mas, mesmo assim, muitos educadores permanecem dedicados à sua prática. Nesse contexto, a figura do "professor pesquisador", surge como uma alternativa inovadora, onde o docente busca melhorar suas práticas pedagógicas por meio da pesquisa. No entanto, esse modelo também impõe desafios, como a escassez de tempo e recursos para equilibrar as demandas do ensino com a realização de pesquisas. O ingresso e a conclusão de programas de pós-graduação, como o Mestrado Profissional, exigem um grande esforço pessoal e dedicação, tornando a formação continuada uma tarefa difícil, mas essencial para o aprimoramento da educação. A partir dessas observações e vivências, os autores buscaram, através do Estado da Arte, trabalhos acadêmicos que evidenciassem a mesma inquietação em outros docentes, produzindo assim uma pesquisa sobre essa temática, dialogando com autores como Tardif, Freire, Pimenta e Lüdke. Em resumo, embora a formação continuada seja um passo crucial para a evolução da prática docente, ela se apresenta como um desafio complexo, que demanda equilíbrio e comprometimento, além do olhar humanizado para o professor que busca resistir diante de tantas problemáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10108_TB2789_30102025200956.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARTINS SIQUEIRA RENAULD" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MARTINS" "autor_email" => "nataliamartinssl@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126125 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2789 "inscrito_id" => 10108 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO MESTRADO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este estudo é proveniente dos desafios enfrentados pelos autores, professores da Educação Básica, no processo de formação continuada, particularmente no contexto do Mestrado Profissional, e sobre as dificuldades de conciliar a atuação docente com a pós-graduação. A integração da prática pedagógica com a pesquisa científica é um processo repleto de obstáculos, agravados por fatores como baixos salários, condições de trabalho precárias, formação inicial insuficiente e sobrecarga de tarefas extraclasse. Tais problemas resultam na desvalorização da profissão docente, o que torna a carreira menos atraente e compromete a qualidade do ensino. Apesar da educação ser amplamente reconhecida como essencial, a carreira de professor ainda sofre com a falta de prestígio social e remuneração inadequada. Essa realidade contribui para o ciclo de desvalorização da profissão, mas, mesmo assim, muitos educadores permanecem dedicados à sua prática. Nesse contexto, a figura do "professor pesquisador", surge como uma alternativa inovadora, onde o docente busca melhorar suas práticas pedagógicas por meio da pesquisa. No entanto, esse modelo também impõe desafios, como a escassez de tempo e recursos para equilibrar as demandas do ensino com a realização de pesquisas. O ingresso e a conclusão de programas de pós-graduação, como o Mestrado Profissional, exigem um grande esforço pessoal e dedicação, tornando a formação continuada uma tarefa difícil, mas essencial para o aprimoramento da educação. A partir dessas observações e vivências, os autores buscaram, através do Estado da Arte, trabalhos acadêmicos que evidenciassem a mesma inquietação em outros docentes, produzindo assim uma pesquisa sobre essa temática, dialogando com autores como Tardif, Freire, Pimenta e Lüdke. Em resumo, embora a formação continuada seja um passo crucial para a evolução da prática docente, ela se apresenta como um desafio complexo, que demanda equilíbrio e comprometimento, além do olhar humanizado para o professor que busca resistir diante de tantas problemáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10108_TB2789_30102025200956.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARTINS SIQUEIRA RENAULD" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MARTINS" "autor_email" => "nataliamartinssl@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }