TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127506 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6022 "inscrito_id" => 13506 "titulo" => "TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS" "resumo" => "Esse estudo tem, como foco, apresentar uma conjuntura das políticas públicas para os professores da educação básica desde do século XX até os dias atuais em relação a formação sobre a temática da educação das relações étnico raciais. A formação continuada, para questões étnico raciais, vem se fortalecendo diante das novas políticas educacionais implantadas. Com as novas mudanças e transformações, o(a) professor(a) do século XX não é o mesmo do século XXI. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos teóricos de grande valor sendo eles: Gomes (2003), Stuart Hall (2006), Souza (1983) e dentre outros autores que contribuíram neste estudo. Como metodologia, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, qualitativa de cunho documental. Para esse estudo serão realizadas análises de documentos instrutivos de políticas públicas para os professores da educação básica de todo território nacional em relação a formação continuada da temática étnico raciais. Os documentos foram analisados conforme os objetivos desta investigação, tendo também com técnica de coleta de dados a análise de conteúdo proposta por Bardin (2006). Os resultados apontam que a formação docente frente às atuais políticas educacionais brasileiras para temática étnico raciais, vem sofrendo grandes mudanças, desde da implementação da constituição. Todavia é necessário que a formação continuada, seja mais acessível e ampliada para fortalecimento da temática étnico raciais na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13506_TB6022_29102025203346.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRENE KESSIA DAS MERCES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "IRENE" "autor_email" => "irene_kessia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127506 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6022 "inscrito_id" => 13506 "titulo" => "TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS" "resumo" => "Esse estudo tem, como foco, apresentar uma conjuntura das políticas públicas para os professores da educação básica desde do século XX até os dias atuais em relação a formação sobre a temática da educação das relações étnico raciais. A formação continuada, para questões étnico raciais, vem se fortalecendo diante das novas políticas educacionais implantadas. Com as novas mudanças e transformações, o(a) professor(a) do século XX não é o mesmo do século XXI. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos teóricos de grande valor sendo eles: Gomes (2003), Stuart Hall (2006), Souza (1983) e dentre outros autores que contribuíram neste estudo. Como metodologia, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, qualitativa de cunho documental. Para esse estudo serão realizadas análises de documentos instrutivos de políticas públicas para os professores da educação básica de todo território nacional em relação a formação continuada da temática étnico raciais. Os documentos foram analisados conforme os objetivos desta investigação, tendo também com técnica de coleta de dados a análise de conteúdo proposta por Bardin (2006). Os resultados apontam que a formação docente frente às atuais políticas educacionais brasileiras para temática étnico raciais, vem sofrendo grandes mudanças, desde da implementação da constituição. Todavia é necessário que a formação continuada, seja mais acessível e ampliada para fortalecimento da temática étnico raciais na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13506_TB6022_29102025203346.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRENE KESSIA DAS MERCES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "IRENE" "autor_email" => "irene_kessia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }