A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIGRÁFICA: SABERES E PRÁTICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL SOBRE ATLETISMO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128303 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8099 "inscrito_id" => 10601 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIGRÁFICA: SABERES E PRÁTICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL SOBRE ATLETISMO" "resumo" => "A formação continuada dos professores de Educação Física é um processo essencial para a qualificação do ensino, possibilitando a atualização dos saberes e práticas pedagógicas no ambiente escolar. No contexto do atletismo, essa formação se torna ainda mais relevante, envolvendo tanto o aprofundamento dos conhecimentos técnicos da modalidade quanto o desenvolvimento de abordagens didáticas que favorecem a participação e o aprendizado dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar por meio das pesquisas já consolidadas se o atletismo é aplicado em sala de aula na Educação Básica para com os alunos no âmbito escolar durante a formação continuada de professores de Educação Fisica. A metodologia foi qualitativa e de cunho bibliográfico. Para isso, foi realizada uma pesquisa nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos da CAPES. Estudos como os de Gemente e Matthiesen (2017) e Aguiar (2022) indicam que a ausência de formação específica e a carência de recursos didáticos contribuem para a limitada presença do atletismo nas aulas de Educação Física. Os dados foram analisados pela Análise Discursiva e identificadas duas categorias: 1 “ O atletismo como modalidade de ensino de aprendizagem na Educação Básica ” e 2 – “ A formação continuada de professores de Educação Física para práticas pedagógicas acerca do atletismo”, os dados foi realizado como critério pesquisas científicas nos últimos dez anos. Conclui-se que é necessário refletir sobre a formação continuada na Educação Física sob a perspectiva dos saberes adquiridos e aplicados na escola sendo fundamental para aprimorar a qualidade do ensino, fortalecer a identidade profissional dos docentes e ampliar o acesso dos estudantes a uma educação esportiva mais significativa e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10601_TB8099_14102025191054.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIO MAURO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCIO" "autor_email" => "l05f27@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128303 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8099 "inscrito_id" => 10601 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIGRÁFICA: SABERES E PRÁTICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL SOBRE ATLETISMO" "resumo" => "A formação continuada dos professores de Educação Física é um processo essencial para a qualificação do ensino, possibilitando a atualização dos saberes e práticas pedagógicas no ambiente escolar. No contexto do atletismo, essa formação se torna ainda mais relevante, envolvendo tanto o aprofundamento dos conhecimentos técnicos da modalidade quanto o desenvolvimento de abordagens didáticas que favorecem a participação e o aprendizado dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar por meio das pesquisas já consolidadas se o atletismo é aplicado em sala de aula na Educação Básica para com os alunos no âmbito escolar durante a formação continuada de professores de Educação Fisica. A metodologia foi qualitativa e de cunho bibliográfico. Para isso, foi realizada uma pesquisa nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos da CAPES. Estudos como os de Gemente e Matthiesen (2017) e Aguiar (2022) indicam que a ausência de formação específica e a carência de recursos didáticos contribuem para a limitada presença do atletismo nas aulas de Educação Física. Os dados foram analisados pela Análise Discursiva e identificadas duas categorias: 1 “ O atletismo como modalidade de ensino de aprendizagem na Educação Básica ” e 2 – “ A formação continuada de professores de Educação Física para práticas pedagógicas acerca do atletismo”, os dados foi realizado como critério pesquisas científicas nos últimos dez anos. Conclui-se que é necessário refletir sobre a formação continuada na Educação Física sob a perspectiva dos saberes adquiridos e aplicados na escola sendo fundamental para aprimorar a qualidade do ensino, fortalecer a identidade profissional dos docentes e ampliar o acesso dos estudantes a uma educação esportiva mais significativa e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10601_TB8099_14102025191054.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIO MAURO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCIO" "autor_email" => "l05f27@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }