AUTODECLARAÇÃO RACIAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ROMPENDO AS BARREIRAS DA (IN)VISIBILIDADE NA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126170 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 9722 "titulo" => "AUTODECLARAÇÃO RACIAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ROMPENDO AS BARREIRAS DA (IN)VISIBILIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "Como instituição responsável pela formação cidadã dos indivíduos, cabe à escola a participação no processo de reconhecimento das identidades negras através do fomento a uma cultura de valorização da diversidade. O objetivo desta pesquisa foi realizar o mapeamento do número de estudantes negros de uma turma do turno da noite de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Vitória de Santo Antão – PE. O presente estudo, caracterizado como de abordagem quali-quantitativa, trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Foi utilizado o questionário como instrumento para coleta dos dados. Participaram do estudo 43 estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do fundamental I, modalidade presencial. A faixa-etária variou entre 15 a 63 anos, sendo 21 mulheres (48,8%) e 22 homens (51,2%). Considerando a autodeclaração por parte dos/a estudantes, identificou-se um número de 05 negros (11,6%%), 28 pardos (65,1%), 09 brancos (20,9%) e 01 amarelo (2,3%). Ao serem questionados se na escola já haviam passado por alguma situação de preconceito, a maioria (35), que corresponde a 81,4%, não relatou acontecimentos dessa natureza. Constatou-se que 09 estudantes (18,6%) relataram ocorrências desse tipo no contexto escolar. Ao se questionar sobre a satisfação em relação a sua cor da pele, apenas dois estudantes não responderam e uma outra, relatou que “não existe cor de pele feia”. Os demais responderam estar satisfeitos. Aos serem indagados a respeito de atividades em sala de aula realizadas pelos/a professores/a ao longo da vida sobre a cultura afro-brasileira, apenas 17 (39,54%) estudantes afirmaram já terem vivenciado trabalhos desta natureza. Conclui-se que é necessária a efetivação da Lei Nº 10.639, que trata da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, desmistificando os preconceitos impostos e contribuindo para o reconhecimento identitário da população negra." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9722_TB2898_30102025165959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDO ALVES DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "IVANILDO" "autor_email" => "ivanildo.alves@vitoria.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126170 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2898 "inscrito_id" => 9722 "titulo" => "AUTODECLARAÇÃO RACIAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ROMPENDO AS BARREIRAS DA (IN)VISIBILIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "Como instituição responsável pela formação cidadã dos indivíduos, cabe à escola a participação no processo de reconhecimento das identidades negras através do fomento a uma cultura de valorização da diversidade. O objetivo desta pesquisa foi realizar o mapeamento do número de estudantes negros de uma turma do turno da noite de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Vitória de Santo Antão – PE. O presente estudo, caracterizado como de abordagem quali-quantitativa, trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Foi utilizado o questionário como instrumento para coleta dos dados. Participaram do estudo 43 estudantes de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do fundamental I, modalidade presencial. A faixa-etária variou entre 15 a 63 anos, sendo 21 mulheres (48,8%) e 22 homens (51,2%). Considerando a autodeclaração por parte dos/a estudantes, identificou-se um número de 05 negros (11,6%%), 28 pardos (65,1%), 09 brancos (20,9%) e 01 amarelo (2,3%). Ao serem questionados se na escola já haviam passado por alguma situação de preconceito, a maioria (35), que corresponde a 81,4%, não relatou acontecimentos dessa natureza. Constatou-se que 09 estudantes (18,6%) relataram ocorrências desse tipo no contexto escolar. Ao se questionar sobre a satisfação em relação a sua cor da pele, apenas dois estudantes não responderam e uma outra, relatou que “não existe cor de pele feia”. Os demais responderam estar satisfeitos. Aos serem indagados a respeito de atividades em sala de aula realizadas pelos/a professores/a ao longo da vida sobre a cultura afro-brasileira, apenas 17 (39,54%) estudantes afirmaram já terem vivenciado trabalhos desta natureza. Conclui-se que é necessária a efetivação da Lei Nº 10.639, que trata da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, desmistificando os preconceitos impostos e contribuindo para o reconhecimento identitário da população negra." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9722_TB2898_30102025165959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDO ALVES DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "IVANILDO" "autor_email" => "ivanildo.alves@vitoria.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }