Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO REVISITADOS POR MIGUEL DE UNAMUNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AMOR Y PEDAGOGÍA E VIDA DE DON QUIJOTE Y SANCHO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126241
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3043
    "inscrito_id" => 10375
    "titulo" => "OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO REVISITADOS POR MIGUEL DE UNAMUNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AMOR Y PEDAGOGÍA E VIDA DE DON QUIJOTE Y SANCHO"
    "resumo" => "A proposta que aqui se apresenta tem como objetivo principal analisar os fundamentos da educação a partir da perspectiva unamuniana, com vistas a repensar o processo educativo contemporâneo, especialmente no que concerne à formação e atuação do educador. Nesta direção, a presente comunicação adota um viés comparativo entre duas obras do autor espanhol: Amor y Pedagogía e Vida de Don Quijote y Sancho. Na primeira obra, pode-se perceber uma crítica feita ao sistema educativo espanhol através do personagem Avito, que representa muitos aspectos conservadores predominantes no sistema educacional da época. Em contrapartida, Vida de Don Quijote y Sancho revisita a obra mestra cervantina na busca de recriá-la, assumindo a defesa de que a fusão entre os valores de Sancho e Quixote (tal como percebidos por Unamuno) propõe fundamentos educacionais imprescindíveis no processo de uma educação integral e significativa. Ainda que sejam obras escritas no início do século XX no contexto da Espanha, percebe-se como ainda se mostram atuais e pertinentes à realidade brasileira. Desse modo, buscar-se-á entender como as considerações unamunianas se alinham com a perspectiva freireana de uma pedagogia da autonomia. Se Avito representa a ausência de vida (como o próprio nome já sinaliza) por uma desmedida racional que mata qualquer sensibilidade, o Quixote-Sancho de Unamuno ressignifica a aliança em via de mão dupla do diálogo entre aluno/a e professor/a. Nesta direção, insere-se o presente trabalho, com vistas a contribuir para reflexões relevantes no que concerne ao trajeto dos fundamentos da educação, apontando semelhanças e divergências entre o contexto espanhol e o brasileiro, ontem e hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10375_TB3043_30102025220637.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.teixeira.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126241
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3043
    "inscrito_id" => 10375
    "titulo" => "OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO REVISITADOS POR MIGUEL DE UNAMUNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AMOR Y PEDAGOGÍA E VIDA DE DON QUIJOTE Y SANCHO"
    "resumo" => "A proposta que aqui se apresenta tem como objetivo principal analisar os fundamentos da educação a partir da perspectiva unamuniana, com vistas a repensar o processo educativo contemporâneo, especialmente no que concerne à formação e atuação do educador. Nesta direção, a presente comunicação adota um viés comparativo entre duas obras do autor espanhol: Amor y Pedagogía e Vida de Don Quijote y Sancho. Na primeira obra, pode-se perceber uma crítica feita ao sistema educativo espanhol através do personagem Avito, que representa muitos aspectos conservadores predominantes no sistema educacional da época. Em contrapartida, Vida de Don Quijote y Sancho revisita a obra mestra cervantina na busca de recriá-la, assumindo a defesa de que a fusão entre os valores de Sancho e Quixote (tal como percebidos por Unamuno) propõe fundamentos educacionais imprescindíveis no processo de uma educação integral e significativa. Ainda que sejam obras escritas no início do século XX no contexto da Espanha, percebe-se como ainda se mostram atuais e pertinentes à realidade brasileira. Desse modo, buscar-se-á entender como as considerações unamunianas se alinham com a perspectiva freireana de uma pedagogia da autonomia. Se Avito representa a ausência de vida (como o próprio nome já sinaliza) por uma desmedida racional que mata qualquer sensibilidade, o Quixote-Sancho de Unamuno ressignifica a aliança em via de mão dupla do diálogo entre aluno/a e professor/a. Nesta direção, insere-se o presente trabalho, com vistas a contribuir para reflexões relevantes no que concerne ao trajeto dos fundamentos da educação, apontando semelhanças e divergências entre o contexto espanhol e o brasileiro, ontem e hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10375_TB3043_30102025220637.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.teixeira.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A proposta que aqui se apresenta tem como objetivo principal analisar os fundamentos da educação a partir da perspectiva unamuniana, com vistas a repensar o processo educativo contemporâneo, especialmente no que concerne à formação e atuação do educador. Nesta direção, a presente comunicação adota um viés comparativo entre duas obras do autor espanhol: Amor y Pedagogía e Vida de Don Quijote y Sancho. Na primeira obra, pode-se perceber uma crítica feita ao sistema educativo espanhol através do personagem Avito, que representa muitos aspectos conservadores predominantes no sistema educacional da época. Em contrapartida, Vida de Don Quijote y Sancho revisita a obra mestra cervantina na busca de recriá-la, assumindo a defesa de que a fusão entre os valores de Sancho e Quixote (tal como percebidos por Unamuno) propõe fundamentos educacionais imprescindíveis no processo de uma educação integral e significativa. Ainda que sejam obras escritas no início do século XX no contexto da Espanha, percebe-se como ainda se mostram atuais e pertinentes à realidade brasileira. Desse modo, buscar-se-á entender como as considerações unamunianas se alinham com a perspectiva freireana de uma pedagogia da autonomia. Se Avito representa a ausência de vida (como o próprio nome já sinaliza) por uma desmedida racional que mata qualquer sensibilidade, o Quixote-Sancho de Unamuno ressignifica a aliança em via de mão dupla do diálogo entre aluno/a e professor/a. Nesta direção, insere-se o presente trabalho, com vistas a contribuir para reflexões relevantes no que concerne ao trajeto dos fundamentos da educação, apontando semelhanças e divergências entre o contexto espanhol e o brasileiro, ontem e hoje.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.