Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126352
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3320
    "inscrito_id" => 10047
    "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA."
    "resumo" => "Este artigo investiga a influência das tecnologias educacionais associadas a Metodologias Ativas no ensino de inglês no ensino médio. O objetivo é analisar como ferramentas digitais, como Lyrics Training, Mentimeter e Padlet, contribuem para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas – listening, speaking, reading e writing – além de avaliar os desafios e oportunidades da sua implementação no contexto educacional. Entre os pontos fortes, destaca-se o Lyrics Training, que favorece a aprendizagem auditiva e a ampliação do vocabulário por meio da música, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O Mentimeter estimula a interatividade e o pensamento analítico ao permitir enquetes e interações em tempo real, promovendo maior engajamento dos estudantes. O Padlet, por sua vez, fomenta a criatividade e a colaboração, proporcionando um ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde os alunos podem compartilhar conteúdos e expandir suas ideias. Contudo, desafios como a desigualdade no acesso digital, a dependência de infraestrutura tecnológica e a necessidade de formação docente contínua são entraves a serem superados. Como contraponto crítico, ressalta-se que a adoção dessas tecnologias, sem um planejamento pedagógico adequado, pode não garantir uma aprendizagem significativa, sendo necessária a mediação do professor para adaptar os recursos ao perfil dos alunos. O estudo evidencia que a integração de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas pode transformar o ensino de inglês, desde que acompanhada de estratégias bem estruturadas. Pesquisas futuras podem explorar o impacto da inteligência artificial e da realidade aumentada no ensino de idiomas, ampliando a personalização da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10047_TB3320_29102025212125.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA MARIA IRINEU DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Sheila Maria"
    "autor_email" => "sheila09sousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126352
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3320
    "inscrito_id" => 10047
    "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA."
    "resumo" => "Este artigo investiga a influência das tecnologias educacionais associadas a Metodologias Ativas no ensino de inglês no ensino médio. O objetivo é analisar como ferramentas digitais, como Lyrics Training, Mentimeter e Padlet, contribuem para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas – listening, speaking, reading e writing – além de avaliar os desafios e oportunidades da sua implementação no contexto educacional. Entre os pontos fortes, destaca-se o Lyrics Training, que favorece a aprendizagem auditiva e a ampliação do vocabulário por meio da música, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O Mentimeter estimula a interatividade e o pensamento analítico ao permitir enquetes e interações em tempo real, promovendo maior engajamento dos estudantes. O Padlet, por sua vez, fomenta a criatividade e a colaboração, proporcionando um ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde os alunos podem compartilhar conteúdos e expandir suas ideias. Contudo, desafios como a desigualdade no acesso digital, a dependência de infraestrutura tecnológica e a necessidade de formação docente contínua são entraves a serem superados. Como contraponto crítico, ressalta-se que a adoção dessas tecnologias, sem um planejamento pedagógico adequado, pode não garantir uma aprendizagem significativa, sendo necessária a mediação do professor para adaptar os recursos ao perfil dos alunos. O estudo evidencia que a integração de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas pode transformar o ensino de inglês, desde que acompanhada de estratégias bem estruturadas. Pesquisas futuras podem explorar o impacto da inteligência artificial e da realidade aumentada no ensino de idiomas, ampliando a personalização da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10047_TB3320_29102025212125.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA MARIA IRINEU DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Sheila Maria"
    "autor_email" => "sheila09sousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga a influência das tecnologias educacionais associadas a Metodologias Ativas no ensino de inglês no ensino médio. O objetivo é analisar como ferramentas digitais, como Lyrics Training, Mentimeter e Padlet, contribuem para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas – listening, speaking, reading e writing – além de avaliar os desafios e oportunidades da sua implementação no contexto educacional. Entre os pontos fortes, destaca-se o Lyrics Training, que favorece a aprendizagem auditiva e a ampliação do vocabulário por meio da música, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O Mentimeter estimula a interatividade e o pensamento analítico ao permitir enquetes e interações em tempo real, promovendo maior engajamento dos estudantes. O Padlet, por sua vez, fomenta a criatividade e a colaboração, proporcionando um ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde os alunos podem compartilhar conteúdos e expandir suas ideias. Contudo, desafios como a desigualdade no acesso digital, a dependência de infraestrutura tecnológica e a necessidade de formação docente contínua são entraves a serem superados. Como contraponto crítico, ressalta-se que a adoção dessas tecnologias, sem um planejamento pedagógico adequado, pode não garantir uma aprendizagem significativa, sendo necessária a mediação do professor para adaptar os recursos ao perfil dos alunos. O estudo evidencia que a integração de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas pode transformar o ensino de inglês, desde que acompanhada de estratégias bem estruturadas. Pesquisas futuras podem explorar o impacto da inteligência artificial e da realidade aumentada no ensino de idiomas, ampliando a personalização da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.