INTERSECCIONALIDADES NAS MARGENS DA EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DO DEBATE DE GÊNEROS IMPOSTOS PELO CONSERVADORISMO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126462 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3553 "inscrito_id" => 5040 "titulo" => "INTERSECCIONALIDADES NAS MARGENS DA EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DO DEBATE DE GÊNEROS IMPOSTOS PELO CONSERVADORISMO." "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma análise dos impactos provocados pela influência da comunidade religiosa nas ações docentes de um projeto social localizado no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Esses impactos foram sentidos no período pré-eleitoral do governo Bolsonaro, contexto em que as tensões políticas e ideológicas se acirraram e deram luz à tentativa de interdição dos debates que envolvem gêneros e sexualidades, sendo eles tematizados nas aulas e rodas de conversa. A análise da pesquisa desenvolve-se a partir de uma tensão específica ocorrida entre uma igreja do território e a instituição no período investigado. Esses atravessamentos conservadores através da religião buscam diminuir a importância dessas pautas, vedando os conteúdos que abordem gêneros e sexualidades no ambiente educacional. Para aprofundar a investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores do projeto social que atuaram diretamente nas aulas durante o período analisado. Os resultados evidenciam como o conservadorismo e a religião influenciaram o planejamento pedagógico, resultando em desafios na condução das atividades e na manutenção do foco educacional. No entanto, também revelam as estratégias utilizadas pela equipe pedagógica e gestão do projeto social para garantir a continuidade dos debates e assegurar uma abordagem comprometida com os enfrentamentos sociais, a diminuição das desigualdades de gênero e o respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5040_TB3553_11112025115405.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "THAYA" "autor_email" => "thaya.gr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126462 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3553 "inscrito_id" => 5040 "titulo" => "INTERSECCIONALIDADES NAS MARGENS DA EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DO DEBATE DE GÊNEROS IMPOSTOS PELO CONSERVADORISMO." "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma análise dos impactos provocados pela influência da comunidade religiosa nas ações docentes de um projeto social localizado no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Esses impactos foram sentidos no período pré-eleitoral do governo Bolsonaro, contexto em que as tensões políticas e ideológicas se acirraram e deram luz à tentativa de interdição dos debates que envolvem gêneros e sexualidades, sendo eles tematizados nas aulas e rodas de conversa. A análise da pesquisa desenvolve-se a partir de uma tensão específica ocorrida entre uma igreja do território e a instituição no período investigado. Esses atravessamentos conservadores através da religião buscam diminuir a importância dessas pautas, vedando os conteúdos que abordem gêneros e sexualidades no ambiente educacional. Para aprofundar a investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores do projeto social que atuaram diretamente nas aulas durante o período analisado. Os resultados evidenciam como o conservadorismo e a religião influenciaram o planejamento pedagógico, resultando em desafios na condução das atividades e na manutenção do foco educacional. No entanto, também revelam as estratégias utilizadas pela equipe pedagógica e gestão do projeto social para garantir a continuidade dos debates e assegurar uma abordagem comprometida com os enfrentamentos sociais, a diminuição das desigualdades de gênero e o respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5040_TB3553_11112025115405.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "THAYA" "autor_email" => "thaya.gr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }