Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA QUILOMBOLA DE MITUAÇÚ, CONDE-PB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O relato de experiencia apresenta os resultados do Estágio Supervisionado IV, realizado em uma escola na comunidade quilombola de Mituaçú no município de Conde-PB, no Vale do Gramame, a 10 km de João Pessoa. Teve como base metodológica a observação, registro e análise das práticas pedagógicas, articulando teoria e prática no campo da Pedagogia da Educação do Campo (FREIRE, 1996; ARROYO, 2012). A experiência iniciou-se com a apresentação, caracterização da escola e da comunidade, destacando os desafios socioeconômicos enfrentados, como o difícil acesso e a limitação do transporte público, mas também os avanços nas reinvindicações de infraestrutura e resistência cultural. Na etapa de observação, identificou-se que a professora supervisora, mesmo com poucos recursos didáticos em Ciências, História e Geografia, desenvolveu práticas interdisciplinares que relacionavam os conteúdos à realidade local. O planejamento das regências teve como referência o livro Aprender Juntos e buscou-se integrar conteúdos explorados nas disciplinas propostas, abordando temas como a importância das plantas, cidadania, preservação do rio Gramame, queimadas e descarte correto do lixo. Para realização das regências foram utilizadas fábulas, lendas e imagens da própria comunidade, o diagnóstico da turma de 15 alunos do 3º ano no Anos Iniciais revelou-se estudantes participativos e críticos, com forte vínculo cultural e interesse por novos conhecimentos. As regências ocorreram em quatro encontros interativos, com uso de mapas, vídeos, lendas indígenas, atividades práticas e dinâmicas coletivas. Os resultados indicaram que a interdisciplinaridade, quando vinculada ao cotidiano e à cultura local, amplia o sentido do aprendizado, favorece a participação ativa dos alunos e fortalece o vínculo escola-comunidade. Constatou-se que práticas pedagógicas contextualizadas contribuem para a formação de sujeitos críticos e conscientes de sua realidade, confirmando o papel da escola como espaço de resistência, valorização cultural e transformação social.

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