PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA QUILOMBOLA DE MITUAÇÚ, CONDE-PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128981 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9736 "inscrito_id" => 15970 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA QUILOMBOLA DE MITUAÇÚ, CONDE-PB" "resumo" => "O relato de experiencia apresenta os resultados do Estágio Supervisionado IV, realizado em uma escola na comunidade quilombola de Mituaçú no município de Conde-PB, no Vale do Gramame, a 10 km de João Pessoa. Teve como base metodológica a observação, registro e análise das práticas pedagógicas, articulando teoria e prática no campo da Pedagogia da Educação do Campo (FREIRE, 1996; ARROYO, 2012). A experiência iniciou-se com a apresentação, caracterização da escola e da comunidade, destacando os desafios socioeconômicos enfrentados, como o difícil acesso e a limitação do transporte público, mas também os avanços nas reinvindicações de infraestrutura e resistência cultural. Na etapa de observação, identificou-se que a professora supervisora, mesmo com poucos recursos didáticos em Ciências, História e Geografia, desenvolveu práticas interdisciplinares que relacionavam os conteúdos à realidade local. O planejamento das regências teve como referência o livro Aprender Juntos e buscou-se integrar conteúdos explorados nas disciplinas propostas, abordando temas como a importância das plantas, cidadania, preservação do rio Gramame, queimadas e descarte correto do lixo. Para realização das regências foram utilizadas fábulas, lendas e imagens da própria comunidade, o diagnóstico da turma de 15 alunos do 3º ano no Anos Iniciais revelou-se estudantes participativos e críticos, com forte vínculo cultural e interesse por novos conhecimentos. As regências ocorreram em quatro encontros interativos, com uso de mapas, vídeos, lendas indígenas, atividades práticas e dinâmicas coletivas. Os resultados indicaram que a interdisciplinaridade, quando vinculada ao cotidiano e à cultura local, amplia o sentido do aprendizado, favorece a participação ativa dos alunos e fortalece o vínculo escola-comunidade. Constatou-se que práticas pedagógicas contextualizadas contribuem para a formação de sujeitos críticos e conscientes de sua realidade, confirmando o papel da escola como espaço de resistência, valorização cultural e transformação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15970_TB9736_30102025205412.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE MORAIS FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE MORAIS" "autor_email" => "morayscaroline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128981 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9736 "inscrito_id" => 15970 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA QUILOMBOLA DE MITUAÇÚ, CONDE-PB" "resumo" => "O relato de experiencia apresenta os resultados do Estágio Supervisionado IV, realizado em uma escola na comunidade quilombola de Mituaçú no município de Conde-PB, no Vale do Gramame, a 10 km de João Pessoa. Teve como base metodológica a observação, registro e análise das práticas pedagógicas, articulando teoria e prática no campo da Pedagogia da Educação do Campo (FREIRE, 1996; ARROYO, 2012). A experiência iniciou-se com a apresentação, caracterização da escola e da comunidade, destacando os desafios socioeconômicos enfrentados, como o difícil acesso e a limitação do transporte público, mas também os avanços nas reinvindicações de infraestrutura e resistência cultural. Na etapa de observação, identificou-se que a professora supervisora, mesmo com poucos recursos didáticos em Ciências, História e Geografia, desenvolveu práticas interdisciplinares que relacionavam os conteúdos à realidade local. O planejamento das regências teve como referência o livro Aprender Juntos e buscou-se integrar conteúdos explorados nas disciplinas propostas, abordando temas como a importância das plantas, cidadania, preservação do rio Gramame, queimadas e descarte correto do lixo. Para realização das regências foram utilizadas fábulas, lendas e imagens da própria comunidade, o diagnóstico da turma de 15 alunos do 3º ano no Anos Iniciais revelou-se estudantes participativos e críticos, com forte vínculo cultural e interesse por novos conhecimentos. As regências ocorreram em quatro encontros interativos, com uso de mapas, vídeos, lendas indígenas, atividades práticas e dinâmicas coletivas. Os resultados indicaram que a interdisciplinaridade, quando vinculada ao cotidiano e à cultura local, amplia o sentido do aprendizado, favorece a participação ativa dos alunos e fortalece o vínculo escola-comunidade. Constatou-se que práticas pedagógicas contextualizadas contribuem para a formação de sujeitos críticos e conscientes de sua realidade, confirmando o papel da escola como espaço de resistência, valorização cultural e transformação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15970_TB9736_30102025205412.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE MORAIS FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE MORAIS" "autor_email" => "morayscaroline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }