Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO DIVERSIFICADO NA EJA: REFLEXÕES E PRÁTICAS IMPLEMENTADAS NO POLO EDUCACIONAL SESC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126671
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4208
    "inscrito_id" => 3370
    "titulo" => "CURRÍCULO DIVERSIFICADO NA EJA: REFLEXÕES E PRÁTICAS IMPLEMENTADAS NO POLO EDUCACIONAL SESC"
    "resumo" => "O presente artigo descreve os processos metodológicos desenvolvidos para implantação de uma escola voltada à educação de jovens e adultos no Polo Educacional Sesc, instituição localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Em diálogo com referenciais teóricos dos campos da educação, da cultura e do lazer, o texto apresenta a estruturação da escola, tendo como ênfase a dimensão curricular diversificada. Na perspectiva de uma educação integral, pautada por princípios inerentes aos direitos de acesso à cultura e ao lazer, parte-se do pressuposto que proporcionar aos estudantes experiências estéticas emancipatórias é um compromisso que deve ocupar lugar de protagonismo nas práticas pedagógicas. Para isso, faz-se determinante a elaboração de estratégias metodológicas que estimulem a criatividade, a sensibilidade, o autoconhecimento, a subjetivação, a alteridade e, sobretudo, a valorização das diversidades em seus múltiplos aspectos. Nesse sentido, o currículo diversificado da EJA do Polo Educacional Sesc ancora-se em duas vertentes principais: na pedagogia do espectador, no âmbito das experiências culturais, e na sociabilidade, pela perspectiva do lazer. No primeiro, tem-se como referenciais teóricos Desgranges (2015), Rancière (2012) e a pesquisa de hábitos culturais desenvolvida pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte (2018), com destaque para os dados que indicam o expressivo índice de exclusão do acesso à cultura e, em contrapartida, a importância dos processos educacionais na formação do hábito cultural. Já para o conceito de sociabilidade, no contexto do lazer, buscou-se embasamento teórico em Melo e Alves Jr. (2012). Por fim, o artigo relata as iniciativas culturais e de lazer inseridas na formação dos estudantes, tecendo de forma crítica as intencionalidades nas escolhas curatoriais, bem como indicando os resultados qualitativos verificados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3370_TB4208_30102025221228.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CORRÊA MINERVINI"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leo.minervin@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126671
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4208
    "inscrito_id" => 3370
    "titulo" => "CURRÍCULO DIVERSIFICADO NA EJA: REFLEXÕES E PRÁTICAS IMPLEMENTADAS NO POLO EDUCACIONAL SESC"
    "resumo" => "O presente artigo descreve os processos metodológicos desenvolvidos para implantação de uma escola voltada à educação de jovens e adultos no Polo Educacional Sesc, instituição localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Em diálogo com referenciais teóricos dos campos da educação, da cultura e do lazer, o texto apresenta a estruturação da escola, tendo como ênfase a dimensão curricular diversificada. Na perspectiva de uma educação integral, pautada por princípios inerentes aos direitos de acesso à cultura e ao lazer, parte-se do pressuposto que proporcionar aos estudantes experiências estéticas emancipatórias é um compromisso que deve ocupar lugar de protagonismo nas práticas pedagógicas. Para isso, faz-se determinante a elaboração de estratégias metodológicas que estimulem a criatividade, a sensibilidade, o autoconhecimento, a subjetivação, a alteridade e, sobretudo, a valorização das diversidades em seus múltiplos aspectos. Nesse sentido, o currículo diversificado da EJA do Polo Educacional Sesc ancora-se em duas vertentes principais: na pedagogia do espectador, no âmbito das experiências culturais, e na sociabilidade, pela perspectiva do lazer. No primeiro, tem-se como referenciais teóricos Desgranges (2015), Rancière (2012) e a pesquisa de hábitos culturais desenvolvida pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte (2018), com destaque para os dados que indicam o expressivo índice de exclusão do acesso à cultura e, em contrapartida, a importância dos processos educacionais na formação do hábito cultural. Já para o conceito de sociabilidade, no contexto do lazer, buscou-se embasamento teórico em Melo e Alves Jr. (2012). Por fim, o artigo relata as iniciativas culturais e de lazer inseridas na formação dos estudantes, tecendo de forma crítica as intencionalidades nas escolhas curatoriais, bem como indicando os resultados qualitativos verificados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3370_TB4208_30102025221228.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CORRÊA MINERVINI"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leo.minervin@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo descreve os processos metodológicos desenvolvidos para implantação de uma escola voltada à educação de jovens e adultos no Polo Educacional Sesc, instituição localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Em diálogo com referenciais teóricos dos campos da educação, da cultura e do lazer, o texto apresenta a estruturação da escola, tendo como ênfase a dimensão curricular diversificada. Na perspectiva de uma educação integral, pautada por princípios inerentes aos direitos de acesso à cultura e ao lazer, parte-se do pressuposto que proporcionar aos estudantes experiências estéticas emancipatórias é um compromisso que deve ocupar lugar de protagonismo nas práticas pedagógicas. Para isso, faz-se determinante a elaboração de estratégias metodológicas que estimulem a criatividade, a sensibilidade, o autoconhecimento, a subjetivação, a alteridade e, sobretudo, a valorização das diversidades em seus múltiplos aspectos. Nesse sentido, o currículo diversificado da EJA do Polo Educacional Sesc ancora-se em duas vertentes principais: na pedagogia do espectador, no âmbito das experiências culturais, e na sociabilidade, pela perspectiva do lazer. No primeiro, tem-se como referenciais teóricos Desgranges (2015), Rancière (2012) e a pesquisa de hábitos culturais desenvolvida pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte (2018), com destaque para os dados que indicam o expressivo índice de exclusão do acesso à cultura e, em contrapartida, a importância dos processos educacionais na formação do hábito cultural. Já para o conceito de sociabilidade, no contexto do lazer, buscou-se embasamento teórico em Melo e Alves Jr. (2012). Por fim, o artigo relata as iniciativas culturais e de lazer inseridas na formação dos estudantes, tecendo de forma crítica as intencionalidades nas escolhas curatoriais, bem como indicando os resultados qualitativos verificados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.