Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DO EDUCADOR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINAR E APRENDER DO ALUNO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126903
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4737
    "inscrito_id" => 12494
    "titulo" => "FORMAÇÃO DO EDUCADOR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINAR E APRENDER DO ALUNO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "A formação do educador na escola contemporânea constitui um dos principais desafios da educação na aposta de novas perspectivas diante das transformações sociais, culturais e tecnológicas implicados diretamente os processos de ensinar e aprender. Para Nóvoa (2009), a profissionalização docente demanda movimentos de rupturas com modelos tradicionais, centrados na transmissão de conteúdos, na defesa a de práticas reflexivas que articulem saberes e conhecimentos referenciados cientificamente. Nesse sentido, a escola contemporânea convida o professor para o exercício contínuo de estudos e aprofundamento e reinvenção de sua prática, ressignificando seus processos formativos para além do espaço institucional. Ornelas (2010) enfatiza que os sistemas de formação de professores precisam estar alinhados às exigências de uma sociedade em constante mudança, promovendo competências que vão além da técnica, como o sensível, a ética e o compromisso com a inclusão e a justiça social. A autora destaca ainda a importância de políticas públicas que reconheçam a complexidade da prática docente com vistas a assegurar condições institucionais adequadas para a construção emergente da formação docente. Kupfer (2014), por sua vez, aponta a urgência de refletir sobre a subjetividade do educador, compreendendo o ensino como uma prática intersubjetiva, em que a relação com o aluno é determinante para a aprendizagem. Assim posto a formação docente deve investir em estratégias que integrem a dimensão critica afetiva ,cognitiva e social com vistas a constituição do professor sujeito que educa o aluno sujeito nos seus processos discursivos frente as mudanças necessárias imediatas e histórias da sociedade"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12494_TB4737_28102025153440.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA TRINDADE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA SANTOS"
    "autor_email" => "lolotrindade@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126903
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4737
    "inscrito_id" => 12494
    "titulo" => "FORMAÇÃO DO EDUCADOR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINAR E APRENDER DO ALUNO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "A formação do educador na escola contemporânea constitui um dos principais desafios da educação na aposta de novas perspectivas diante das transformações sociais, culturais e tecnológicas implicados diretamente os processos de ensinar e aprender. Para Nóvoa (2009), a profissionalização docente demanda movimentos de rupturas com modelos tradicionais, centrados na transmissão de conteúdos, na defesa a de práticas reflexivas que articulem saberes e conhecimentos referenciados cientificamente. Nesse sentido, a escola contemporânea convida o professor para o exercício contínuo de estudos e aprofundamento e reinvenção de sua prática, ressignificando seus processos formativos para além do espaço institucional. Ornelas (2010) enfatiza que os sistemas de formação de professores precisam estar alinhados às exigências de uma sociedade em constante mudança, promovendo competências que vão além da técnica, como o sensível, a ética e o compromisso com a inclusão e a justiça social. A autora destaca ainda a importância de políticas públicas que reconheçam a complexidade da prática docente com vistas a assegurar condições institucionais adequadas para a construção emergente da formação docente. Kupfer (2014), por sua vez, aponta a urgência de refletir sobre a subjetividade do educador, compreendendo o ensino como uma prática intersubjetiva, em que a relação com o aluno é determinante para a aprendizagem. Assim posto a formação docente deve investir em estratégias que integrem a dimensão critica afetiva ,cognitiva e social com vistas a constituição do professor sujeito que educa o aluno sujeito nos seus processos discursivos frente as mudanças necessárias imediatas e histórias da sociedade"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12494_TB4737_28102025153440.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA TRINDADE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA SANTOS"
    "autor_email" => "lolotrindade@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação do educador na escola contemporânea constitui um dos principais desafios da educação na aposta de novas perspectivas diante das transformações sociais, culturais e tecnológicas implicados diretamente os processos de ensinar e aprender. Para Nóvoa (2009), a profissionalização docente demanda movimentos de rupturas com modelos tradicionais, centrados na transmissão de conteúdos, na defesa a de práticas reflexivas que articulem saberes e conhecimentos referenciados cientificamente. Nesse sentido, a escola contemporânea convida o professor para o exercício contínuo de estudos e aprofundamento e reinvenção de sua prática, ressignificando seus processos formativos para além do espaço institucional. Ornelas (2010) enfatiza que os sistemas de formação de professores precisam estar alinhados às exigências de uma sociedade em constante mudança, promovendo competências que vão além da técnica, como o sensível, a ética e o compromisso com a inclusão e a justiça social. A autora destaca ainda a importância de políticas públicas que reconheçam a complexidade da prática docente com vistas a assegurar condições institucionais adequadas para a construção emergente da formação docente. Kupfer (2014), por sua vez, aponta a urgência de refletir sobre a subjetividade do educador, compreendendo o ensino como uma prática intersubjetiva, em que a relação com o aluno é determinante para a aprendizagem. Assim posto a formação docente deve investir em estratégias que integrem a dimensão critica afetiva ,cognitiva e social com vistas a constituição do professor sujeito que educa o aluno sujeito nos seus processos discursivos frente as mudanças necessárias imediatas e histórias da sociedade

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.