Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRATAMENTO DOS DESVIOS ORTOGRÁFICOS MAIS RECORRENTES DE ALUNOS DA EJA SEMIPRESENCIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em sala de aula, os alunos apresentam muitas dificuldades acerca do domínio das normas ortográficas que muitas vezes se justificam por fenômenos fonológicos. Sendo assim, neste trabalho nos propomos a observar tais fenômenos a fim de compreender melhor o uso da língua por parte dos alunos e pensar, a partir de suas necessidades, numa proposta didática mais significativa e reflexiva, objetivando o desenvolvimento da competência linguística. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma única da Educação de Jovens e Adultos semipresencial dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. O procedimento didático utilizado como instrumento para coleta de dados foi a produção de atividades escritas pelos alunos e a identificação dos desvios ortográficos mais recorrentes nos textos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, por ser orientada para a prática, visando resultados que possam ser implementados; e qualitativa, por buscar compreender fenômenos, no caso, os fenômenos fonológicos. Partindo de uma perspectiva sócio linguística da variação fonológica, nos fundamentamos em autores como Paula (2021), Morais (2009) e Roberto (2016) para analisarmos o corpus obtido. Numa tentativa de abordagem geral dos desvios categorizados nas produções escritas dos alunos, eles foram tratados como metaplasmos que são fenômenos bastante comuns na língua falada e escrita e podem ocorrer por adição, supressão, substituição ou repetição de sons e letras. Diante dos problemas detectados com a pesquisa, constatamos que os alunos cometem os mais diferentes desvios por motivações das mais diversas naturezas de ordem fonológica e que um olhar atento a isso pode promover um ensino mais reflexivo e sistematizado da norma ortográfica da língua portuguesa nas salas de aula da Educação Básica, desenvolvendo a consciência fonológica e ortográfica dos educandos e contribuindo de fato para a competência linguística de sujeitos ativos.

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