AS DIMENSÕES AFETIVAS E COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
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A investigação foi realizada no âmbito do nosso Núcleo de Iniciação à Docência (NID), do qual fazemos parte como bolsistas selecionadas pelo Edital nº 11/2024/Ifal/Proen. O objetivo central foi compreender como a vivência na instituição de ensino parceira contribui para a constituição da identidade docente e o desenvolvimento de saberes pedagógicos, com ênfase nas dimensões afetivas e colaborativas do processo formativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2010), por possibilitar uma compreensão aprofundada das experiências subjetivas em contextos sociais. Como instrumento metodológico, utilizamos o questionário semiestruturado, conforme propõe Flick (2009), por sua capacidade de articular direcionamento e abertura na construção dos dados. A fundamentação teórica ancora-se na Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), que compreende a linguagem como prática social e a pesquisa como intervenção situada e ética. Além disso, nós nos apoiamos em Tardif (2014), Nóvoa (2017), Gatti (2019), Dubar (2005), Bolívar (2011) e Pimenta (1999), autoras(es) que discutem os saberes docentes, a prática reflexiva, os processos de subjetivação e a constituição da identidade profissional. Os dados, construídos com licenciandas(os) do Núcleo de Língua Portuguesa, indicam que a inserção precoce no ambiente escolar favoreceu a articulação entre teoria e prática, além de fortalecer vínculos afetivos e colaborativos com professoras(es) da escola parceira. Essas trocas intergeracionais e experiências relacionais contribuíram para uma formação mais humanizada, sensível e eticamente comprometida com a escola pública." 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