Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Observa-se um número crescente de diagnósticos de pessoas com autismo, o que chama a atenção devido ao quadro de dificuldades apresentado no desenvolvimento da aprendizagem desses indivíduos. O processo de aprendizagem só se efetiva quando ocorre a comunicação. O autismo é um transtorno que se caracteriza por causar prejuízos no desenvolvimento global da criança, destacando-se, principalmente, pela dificuldade em estabelecer uma comunicação eficaz, seja ela verbal ou não verbal. Essa limitação compromete as interações sociais e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo. Diante disso, surge a necessidade de um recurso que ultrapasse esse impedimento e funcione como mediador para a aquisição do conhecimento. Por essa razão, a afetividade se constitui elemento indispensável nessa demanda, atuando como geradora da motivação necessária para o estabelecimento de conexões significativas de aprendizado. O presente trabalho tem como finalidade observar a influência da afetividade na aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Buscamos analisar se, de fato, a afetividade é um fator indispensável na aprendizagem de pessoas com autismo, considerando que diversos pesquisadores a apontam como elemento diferencial no desenvolvimento de crianças típicas. Contudo, observa-se uma desproporcionalidade de pesquisas que analisam a afetividade como indispensável para a aprendizagem de pessoas atípicas. Deve-se levar em consideração, as diversas particularidades existentes dentro do espectro, bem como a individualidade de cada sujeito. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica de artigos e obras de autores que analisam o impacto da afetividade na aprendizagem, tais como Wallon, Vygotsky, Greenspan, entre outros, com base no estudo realizado. Dessa forma, compreende-se a indispensabilidade da afetividade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, uma vez que ela causa impactos e implica em hábitos familiares, educacionais e sociais, suscitando uma reflexão tanto para pais quanto para profissionais de diversas áreas.

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