Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO BRASIL/MOÇAMBIQUE: CAMINHOS AMEFRICANOS, UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR QUE PROPORCIONOU IMERSÃO CULTURAL E REFLEXÕES ACERCA DO RACISMO AMBIENTAL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As vivências adquiridas em Maputo, capital de Moçambique, em África, por meio de uma viagem de estudos proporcionada pelo programa de intercâmbio sul-sul, Caminhos Amefricanos fazem parte de um intercâmbio que teve como objetivo promover as experiências e reflexões pessoais, de uma estudante de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. Esta é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse programa tem como objetivo a educação ético-racial, por meio da troca de saberes que estimulem o desenvolvimento de políticas públicas para o combate e o enfrentamento do racismo no Brasil. Em sua primeira edição, realizada no ano de 2024, o programa possibilitou o deslocamento de cinquenta estudantes negros ou quilombolas de diferentes licenciaturas das universidades públicas brasileiras. Isso promoveu a imersão cultural desses estudantes em Moçambique, país que, assim como o Brasil, foi colonizado por portugueses. Toda a troca de experiências foi compartilhada com a Universidade Pedagógica de Maputo, que recebeu os estudantes durante treze dias. Em meio à interdisciplinaridade do programa, a intercambista refletiu sobre as lutas do povo moçambicano e o racismo ambiental. Nesse viés, evidencia-se a importância da mobilidade estudantil em conjunto com a interdisciplinaridade para a construção de saberes significativos que contribuem para a formação inicial de professores e, posteriormente, para a construção de sua identidade docente.

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