DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PUBLICAÇÕES DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÁREA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127467 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5949 "inscrito_id" => 8255 "titulo" => "DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PUBLICAÇÕES DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÁREA" "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de uma investigação sobre o Ensino de Ciências sob a perspectiva da Educação Inclusiva, com base em publicações presentes nos anais dos principais eventos da área, realizadas entre 2020 e 2024. Os eventos analisados incluem: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional em Ensino de Química (ENEQ), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando palavras-chave como "diversidade e inclusão", "educação inclusiva" e "diversidade" para guiar a busca e a análise dos dados. O objetivo foi identificar as necessidades e limitações apontadas por esses trabalhos, bem como os direcionamentos apresentados em relação ao futuro das investigações sobre o Ensino de Ciências na perspectiva da diversidade e inclusão. Para isso, nos guiamos no seguinte problema de pesquisa: como as temáticas diversidade e inclusão têm sido abordadas no Ensino de Ciências nos anos finais da Educação Básica nas escolas brasileiras? Os dados apontam que o evento que mais publicou e discutiu sobre o tema foi o CONEDU, apresentando um número expressivo de trabalhos em todas as edições analisadas. Além disso, embora tenham sido constatados avanços significativos, a análise revelou que ainda existem limitações e lacunas a serem trabalhadas para efetivar a diversidade e a inclusão no Ensino de Ciências. As publicações que abordam a inclusão sob a perspectiva de pessoas com deficiência e outras condições específicas apareceram em maior número, quando comparadas às discussões sobre inclusão que tratam de diversidade no sentido mais amplo, como questões relacionadas ao multiculturalismo, raça, gênero, LGBTQIAPN+, situações socioeconômicas, entre outros aspectos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8255_TB5949_29102025215225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KASSIELLY" "autor_email" => "kassiellydias8@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127467 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5949 "inscrito_id" => 8255 "titulo" => "DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PUBLICAÇÕES DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÁREA" "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de uma investigação sobre o Ensino de Ciências sob a perspectiva da Educação Inclusiva, com base em publicações presentes nos anais dos principais eventos da área, realizadas entre 2020 e 2024. Os eventos analisados incluem: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional em Ensino de Química (ENEQ), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando palavras-chave como "diversidade e inclusão", "educação inclusiva" e "diversidade" para guiar a busca e a análise dos dados. O objetivo foi identificar as necessidades e limitações apontadas por esses trabalhos, bem como os direcionamentos apresentados em relação ao futuro das investigações sobre o Ensino de Ciências na perspectiva da diversidade e inclusão. Para isso, nos guiamos no seguinte problema de pesquisa: como as temáticas diversidade e inclusão têm sido abordadas no Ensino de Ciências nos anos finais da Educação Básica nas escolas brasileiras? Os dados apontam que o evento que mais publicou e discutiu sobre o tema foi o CONEDU, apresentando um número expressivo de trabalhos em todas as edições analisadas. Além disso, embora tenham sido constatados avanços significativos, a análise revelou que ainda existem limitações e lacunas a serem trabalhadas para efetivar a diversidade e a inclusão no Ensino de Ciências. As publicações que abordam a inclusão sob a perspectiva de pessoas com deficiência e outras condições específicas apareceram em maior número, quando comparadas às discussões sobre inclusão que tratam de diversidade no sentido mais amplo, como questões relacionadas ao multiculturalismo, raça, gênero, LGBTQIAPN+, situações socioeconômicas, entre outros aspectos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8255_TB5949_29102025215225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KASSIELLY" "autor_email" => "kassiellydias8@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }