Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PUBLICAÇÕES DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÁREA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma investigação sobre o Ensino de Ciências sob a perspectiva da Educação Inclusiva, com base em publicações presentes nos anais dos principais eventos da área, realizadas entre 2020 e 2024. Os eventos analisados incluem: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional em Ensino de Química (ENEQ), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando palavras-chave como "diversidade e inclusão", "educação inclusiva" e "diversidade" para guiar a busca e a análise dos dados. O objetivo foi identificar as necessidades e limitações apontadas por esses trabalhos, bem como os direcionamentos apresentados em relação ao futuro das investigações sobre o Ensino de Ciências na perspectiva da diversidade e inclusão. Para isso, nos guiamos no seguinte problema de pesquisa: como as temáticas diversidade e inclusão têm sido abordadas no Ensino de Ciências nos anos finais da Educação Básica nas escolas brasileiras? Os dados apontam que o evento que mais publicou e discutiu sobre o tema foi o CONEDU, apresentando um número expressivo de trabalhos em todas as edições analisadas. Além disso, embora tenham sido constatados avanços significativos, a análise revelou que ainda existem limitações e lacunas a serem trabalhadas para efetivar a diversidade e a inclusão no Ensino de Ciências. As publicações que abordam a inclusão sob a perspectiva de pessoas com deficiência e outras condições específicas apareceram em maior número, quando comparadas às discussões sobre inclusão que tratam de diversidade no sentido mais amplo, como questões relacionadas ao multiculturalismo, raça, gênero, LGBTQIAPN+, situações socioeconômicas, entre outros aspectos.

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