DEFASAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: LACUNAS DE APRENDIZADO E PROPOSTAS PARA INTERVENÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8753 "inscrito_id" => 18743 "titulo" => "DEFASAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: LACUNAS DE APRENDIZADO E PROPOSTAS PARA INTERVENÇÕES" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo investigar a defasagem Matemática dos estudantes ingressantes no Ensino Superior em uma faculdade tecnológica do interior do Estado de São Paulo. Tal defasagem é identificada a partir do número de acertos em uma avaliação com questões sobre Matemática básica. Características associadas ao perfil socioeconômico e trajetória escolar dos alunos são consideradas para a proposição de intervenções que contribuam para a redução das lacunas encontradas. A pesquisa tem no referencial teórico, contribuições da Psicologia da Educação, da Educação Matemática Crítica e da Teoria das Capacidades de Amartya Sen e Martha Nussbaum, propondo uma abordagem interdisciplinar para compreender a defasagem como expressão das desigualdades sociais. A metodologia adotada inclui a aplicação de questionários, abrangendo aspectos socioeconômicos e avaliação diagnóstica de Matemática, e a utilização de medidas de associação, tal como o teste Qui-quadrado de Pearson e o V de Cramer. A amostra analisada conta com 307 estudantes distribuídos em quatro cursos superiores tecnológicos, porém, outros mais serão ainda inseridos. Os resultados alcançados até o momento indicam elevado índice de erros em conteúdos fundamentais, como frações, porcentagens e equações, revelando lacunas na aprendizagem ao final da Educação Básica. Foi possível identificar a presença de associação significativa entre o desempenho (número de acertos) e variáveis como renda, tipo de escola frequentada, motivação com a disciplina e dificuldades percebidas na transição para o Ensino Superior. A análise dos dados reforça a necessidade de políticas institucionais que articulem acolhimento pedagógico, programas de nivelamento e práticas inovadoras de ensino. A pesquisa contribui para o debate sobre o fortalecimento do ensino de Matemática e da permanência estudantil, e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas educacionais mais equitativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18743_TB8753_03112025115711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DE PADUA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "f.padua@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128563 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8753 "inscrito_id" => 18743 "titulo" => "DEFASAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: LACUNAS DE APRENDIZADO E PROPOSTAS PARA INTERVENÇÕES" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo investigar a defasagem Matemática dos estudantes ingressantes no Ensino Superior em uma faculdade tecnológica do interior do Estado de São Paulo. Tal defasagem é identificada a partir do número de acertos em uma avaliação com questões sobre Matemática básica. Características associadas ao perfil socioeconômico e trajetória escolar dos alunos são consideradas para a proposição de intervenções que contribuam para a redução das lacunas encontradas. A pesquisa tem no referencial teórico, contribuições da Psicologia da Educação, da Educação Matemática Crítica e da Teoria das Capacidades de Amartya Sen e Martha Nussbaum, propondo uma abordagem interdisciplinar para compreender a defasagem como expressão das desigualdades sociais. A metodologia adotada inclui a aplicação de questionários, abrangendo aspectos socioeconômicos e avaliação diagnóstica de Matemática, e a utilização de medidas de associação, tal como o teste Qui-quadrado de Pearson e o V de Cramer. A amostra analisada conta com 307 estudantes distribuídos em quatro cursos superiores tecnológicos, porém, outros mais serão ainda inseridos. Os resultados alcançados até o momento indicam elevado índice de erros em conteúdos fundamentais, como frações, porcentagens e equações, revelando lacunas na aprendizagem ao final da Educação Básica. Foi possível identificar a presença de associação significativa entre o desempenho (número de acertos) e variáveis como renda, tipo de escola frequentada, motivação com a disciplina e dificuldades percebidas na transição para o Ensino Superior. A análise dos dados reforça a necessidade de políticas institucionais que articulem acolhimento pedagógico, programas de nivelamento e práticas inovadoras de ensino. A pesquisa contribui para o debate sobre o fortalecimento do ensino de Matemática e da permanência estudantil, e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas educacionais mais equitativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18743_TB8753_03112025115711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DE PADUA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "f.padua@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }