Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEFASAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: LACUNAS DE APRENDIZADO E PROPOSTAS PARA INTERVENÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a defasagem Matemática dos estudantes ingressantes no Ensino Superior em uma faculdade tecnológica do interior do Estado de São Paulo. Tal defasagem é identificada a partir do número de acertos em uma avaliação com questões sobre Matemática básica. Características associadas ao perfil socioeconômico e trajetória escolar dos alunos são consideradas para a proposição de intervenções que contribuam para a redução das lacunas encontradas. A pesquisa tem no referencial teórico, contribuições da Psicologia da Educação, da Educação Matemática Crítica e da Teoria das Capacidades de Amartya Sen e Martha Nussbaum, propondo uma abordagem interdisciplinar para compreender a defasagem como expressão das desigualdades sociais. A metodologia adotada inclui a aplicação de questionários, abrangendo aspectos socioeconômicos e avaliação diagnóstica de Matemática, e a utilização de medidas de associação, tal como o teste Qui-quadrado de Pearson e o V de Cramer. A amostra analisada conta com 307 estudantes distribuídos em quatro cursos superiores tecnológicos, porém, outros mais serão ainda inseridos. Os resultados alcançados até o momento indicam elevado índice de erros em conteúdos fundamentais, como frações, porcentagens e equações, revelando lacunas na aprendizagem ao final da Educação Básica. Foi possível identificar a presença de associação significativa entre o desempenho (número de acertos) e variáveis como renda, tipo de escola frequentada, motivação com a disciplina e dificuldades percebidas na transição para o Ensino Superior. A análise dos dados reforça a necessidade de políticas institucionais que articulem acolhimento pedagógico, programas de nivelamento e práticas inovadoras de ensino. A pesquisa contribui para o debate sobre o fortalecimento do ensino de Matemática e da permanência estudantil, e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas educacionais mais equitativas.

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