TECNOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO E QUALIDADE EDUCACIONAL: CONEXÕES PARA A INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128970 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9713 "inscrito_id" => 21289 "titulo" => "TECNOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO E QUALIDADE EDUCACIONAL: CONEXÕES PARA A INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a integração entre tecnologias, metodologias de ensino, metodologias ativas, planos de ação e ferramentas de qualidade, destacando como esses elementos contribuem para elevar o padrão de qualidade no ambiente educacional. A proposta central consiste em discutir a relevância do uso de tecnologias em sala de aula, ressaltando sua conexão direta com metodologias ativas, que favorecem a aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. No campo das metodologias de ensino, o estudo enfatiza o e-learning, modelo totalmente online, e o b-learning, modalidade híbrida que combina momentos presenciais e a distância, demonstrando como ambas favorecem a implementação de práticas ativas. Além disso, são conceituados e exemplificados diversos tipos de metodologias ativas, ressaltando seu potencial de aplicação na prática pedagógica e seus impactos na formação discente. O artigo também aborda o papel das ferramentas de qualidade no contexto educacional, analisando sua importância para a eficiência dos processos de gestão e para a busca contínua da melhoria do ensino. A metodologia utilizada fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Kenski (2015), Berbel (2011), entre outros que oferecem suporte teórico à discussão. A partir dessa perspectiva, a relevância do estudo reside no entendimento de que a articulação entre tecnologias, metodologias ativas e ferramentas de qualidade constitui um caminho consistente para promover avanços significativos na qualidade educacional, potencializando tanto a gestão quanto a aprendizagem e contribuindo para um ambiente escolar mais inovador, participativo e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21289_TB9713_14102025150712.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMAURI CLEMENTINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMAURI OLIVEIRA" "autor_email" => "amauri.oliveira@jaboatao.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128970 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9713 "inscrito_id" => 21289 "titulo" => "TECNOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO E QUALIDADE EDUCACIONAL: CONEXÕES PARA A INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a integração entre tecnologias, metodologias de ensino, metodologias ativas, planos de ação e ferramentas de qualidade, destacando como esses elementos contribuem para elevar o padrão de qualidade no ambiente educacional. A proposta central consiste em discutir a relevância do uso de tecnologias em sala de aula, ressaltando sua conexão direta com metodologias ativas, que favorecem a aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. No campo das metodologias de ensino, o estudo enfatiza o e-learning, modelo totalmente online, e o b-learning, modalidade híbrida que combina momentos presenciais e a distância, demonstrando como ambas favorecem a implementação de práticas ativas. Além disso, são conceituados e exemplificados diversos tipos de metodologias ativas, ressaltando seu potencial de aplicação na prática pedagógica e seus impactos na formação discente. O artigo também aborda o papel das ferramentas de qualidade no contexto educacional, analisando sua importância para a eficiência dos processos de gestão e para a busca contínua da melhoria do ensino. A metodologia utilizada fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Kenski (2015), Berbel (2011), entre outros que oferecem suporte teórico à discussão. A partir dessa perspectiva, a relevância do estudo reside no entendimento de que a articulação entre tecnologias, metodologias ativas e ferramentas de qualidade constitui um caminho consistente para promover avanços significativos na qualidade educacional, potencializando tanto a gestão quanto a aprendizagem e contribuindo para um ambiente escolar mais inovador, participativo e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21289_TB9713_14102025150712.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMAURI CLEMENTINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMAURI OLIVEIRA" "autor_email" => "amauri.oliveira@jaboatao.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }