Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO E QUALIDADE EDUCACIONAL: CONEXÕES PARA A INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128970
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9713
    "inscrito_id" => 21289
    "titulo" => "TECNOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO E QUALIDADE EDUCACIONAL: CONEXÕES PARA A INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a integração entre tecnologias, metodologias de ensino, metodologias ativas, planos de ação e ferramentas de qualidade, destacando como esses elementos contribuem para elevar o padrão de qualidade no ambiente educacional. A proposta central consiste em discutir a relevância do uso de tecnologias em sala de aula, ressaltando sua conexão direta com metodologias ativas, que favorecem a aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. No campo das metodologias de ensino, o estudo enfatiza o e-learning, modelo totalmente online, e o b-learning, modalidade híbrida que combina momentos presenciais e a distância, demonstrando como ambas favorecem a implementação de práticas ativas. Além disso, são conceituados e exemplificados diversos tipos de metodologias ativas, ressaltando seu potencial de aplicação na prática pedagógica e seus impactos na formação discente. O artigo também aborda o papel das ferramentas de qualidade no contexto educacional, analisando sua importância para a eficiência dos processos de gestão e para a busca contínua da melhoria do ensino. A metodologia utilizada fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Kenski (2015), Berbel (2011), entre outros que oferecem suporte teórico à discussão. A partir dessa perspectiva, a relevância do estudo reside no entendimento de que a articulação entre tecnologias, metodologias ativas e ferramentas de qualidade constitui um caminho consistente para promover avanços significativos na qualidade educacional, potencializando tanto a gestão quanto a aprendizagem e contribuindo para um ambiente escolar mais inovador, participativo e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21289_TB9713_14102025150712.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMAURI CLEMENTINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMAURI OLIVEIRA"
    "autor_email" => "amauri.oliveira@jaboatao.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128970
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9713
    "inscrito_id" => 21289
    "titulo" => "TECNOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO E QUALIDADE EDUCACIONAL: CONEXÕES PARA A INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a integração entre tecnologias, metodologias de ensino, metodologias ativas, planos de ação e ferramentas de qualidade, destacando como esses elementos contribuem para elevar o padrão de qualidade no ambiente educacional. A proposta central consiste em discutir a relevância do uso de tecnologias em sala de aula, ressaltando sua conexão direta com metodologias ativas, que favorecem a aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. No campo das metodologias de ensino, o estudo enfatiza o e-learning, modelo totalmente online, e o b-learning, modalidade híbrida que combina momentos presenciais e a distância, demonstrando como ambas favorecem a implementação de práticas ativas. Além disso, são conceituados e exemplificados diversos tipos de metodologias ativas, ressaltando seu potencial de aplicação na prática pedagógica e seus impactos na formação discente. O artigo também aborda o papel das ferramentas de qualidade no contexto educacional, analisando sua importância para a eficiência dos processos de gestão e para a busca contínua da melhoria do ensino. A metodologia utilizada fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Kenski (2015), Berbel (2011), entre outros que oferecem suporte teórico à discussão. A partir dessa perspectiva, a relevância do estudo reside no entendimento de que a articulação entre tecnologias, metodologias ativas e ferramentas de qualidade constitui um caminho consistente para promover avanços significativos na qualidade educacional, potencializando tanto a gestão quanto a aprendizagem e contribuindo para um ambiente escolar mais inovador, participativo e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21289_TB9713_14102025150712.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMAURI CLEMENTINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMAURI OLIVEIRA"
    "autor_email" => "amauri.oliveira@jaboatao.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a integração entre tecnologias, metodologias de ensino, metodologias ativas, planos de ação e ferramentas de qualidade, destacando como esses elementos contribuem para elevar o padrão de qualidade no ambiente educacional. A proposta central consiste em discutir a relevância do uso de tecnologias em sala de aula, ressaltando sua conexão direta com metodologias ativas, que favorecem a aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. No campo das metodologias de ensino, o estudo enfatiza o e-learning, modelo totalmente online, e o b-learning, modalidade híbrida que combina momentos presenciais e a distância, demonstrando como ambas favorecem a implementação de práticas ativas. Além disso, são conceituados e exemplificados diversos tipos de metodologias ativas, ressaltando seu potencial de aplicação na prática pedagógica e seus impactos na formação discente. O artigo também aborda o papel das ferramentas de qualidade no contexto educacional, analisando sua importância para a eficiência dos processos de gestão e para a busca contínua da melhoria do ensino. A metodologia utilizada fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Kenski (2015), Berbel (2011), entre outros que oferecem suporte teórico à discussão. A partir dessa perspectiva, a relevância do estudo reside no entendimento de que a articulação entre tecnologias, metodologias ativas e ferramentas de qualidade constitui um caminho consistente para promover avanços significativos na qualidade educacional, potencializando tanto a gestão quanto a aprendizagem e contribuindo para um ambiente escolar mais inovador, participativo e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.