Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOSÉ VILELA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela, localizada no bairro de Parnamirim, Recife–PE, com a implementação do projeto Vivenciando a Cultura de Paz no Ambiente Escolar. A iniciativa surgiu como resposta à necessidade de enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying, em consonância a Lei nº 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. Segundo Fante (2025), o bullying é uma forma de violência sistemática que interfere negativamente no desenvolvimento emocional e social dos estudantes, e nas contribuições de Bozza e Vinha (2023), que abordam a complexidade do cyberbullying no contexto escolar e digital. A metodologia é de natureza qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação (Thiollent, 2011), envolvendo oficinas temáticas, rodas de conversa, estudos de caso, palestras protagonizadas por estudantes e atividades culturais de culminância. Os resultados parciais indicam a redução de registros de violência verbal e física, maior adesão estudantil às campanhas de prevenção e um engajamento significativo nas propostas de reflexão e resolução de conflitos, demonstrando que iniciativas como estas tendem a fortalecer o protagonismo estudantil e contribuem para o cultivo de ambientes escolares mais inclusivos, seguros e empáticos.

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