SEQUÊNCIA DIDÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: INTEGRANDO SISTEMAS NUMÉRICOS AO ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125087 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 6489 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: INTEGRANDO SISTEMAS NUMÉRICOS AO ENSINO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre sequência didática, com base na criação e aplicação de uma sequência didática elaborada por licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Goiás. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, fundamentando-se em autores como Libâneo (2017), Miguel (2009) e Zabala (1998). Foi feita uma análise contextualizada do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento da sequência didática. Para a aplicação da sequência didática foram elaboradas quatro aulas que incluíram atividades práticas e narrativas para explorar o conhecimento dos alunos sobre os sistemas numéricos em conjunto com a história da matemática, que foi utilizada como recurso para contextualizar o desenvolvimento dos números ao longo do tempo em diferentes civilizações. A abordagem qualitativa possibilitou não apenas o ensino de conceitos numéricos, mas também a investigação das percepções e da criatividade dos alunos sobre o tema. Perguntas como “para você, o que são os números?” e “como você acha que os números surgiram?” Foram utilizadas para estimular a curiosidade e a reflexão dos alunos sobre o tema. Os resultados indicaram que, apesar do engajamento e interesse dos alunos, inicialmente houve dificuldades na expressão oral dos conceitos aprendidos. No entanto, após a primeira aula, observou-se uma melhora na articulação de suas ideias. O estudo mostrou que a sequência didática pode contribuir para reforçar a aprendizagem dos conceitos matemáticos, o trabalho em equipe e as interações afetivas e históricas como processo de aprendizagem significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6489_TB687_29102025103858.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "gustavodss360@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125087 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 6489 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: INTEGRANDO SISTEMAS NUMÉRICOS AO ENSINO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre sequência didática, com base na criação e aplicação de uma sequência didática elaborada por licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Goiás. A pesquisa adotou metodologia qualitativa, fundamentando-se em autores como Libâneo (2017), Miguel (2009) e Zabala (1998). Foi feita uma análise contextualizada do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento da sequência didática. Para a aplicação da sequência didática foram elaboradas quatro aulas que incluíram atividades práticas e narrativas para explorar o conhecimento dos alunos sobre os sistemas numéricos em conjunto com a história da matemática, que foi utilizada como recurso para contextualizar o desenvolvimento dos números ao longo do tempo em diferentes civilizações. A abordagem qualitativa possibilitou não apenas o ensino de conceitos numéricos, mas também a investigação das percepções e da criatividade dos alunos sobre o tema. Perguntas como “para você, o que são os números?” e “como você acha que os números surgiram?” Foram utilizadas para estimular a curiosidade e a reflexão dos alunos sobre o tema. Os resultados indicaram que, apesar do engajamento e interesse dos alunos, inicialmente houve dificuldades na expressão oral dos conceitos aprendidos. No entanto, após a primeira aula, observou-se uma melhora na articulação de suas ideias. O estudo mostrou que a sequência didática pode contribuir para reforçar a aprendizagem dos conceitos matemáticos, o trabalho em equipe e as interações afetivas e históricas como processo de aprendizagem significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6489_TB687_29102025103858.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "gustavodss360@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }