RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NA ZONA RURAL DE ITAPOROROCA-PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127684 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6411 "inscrito_id" => 12306 "titulo" => "RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NA ZONA RURAL DE ITAPOROROCA-PB" "resumo" => "Este artigo tem como proposta apresentar a experiência vivenciada na Escola Municipal Júlia Valdelina da Conceição, que fica localizada na zona rural da cidade de Itapororoca-PB, por meio de um projeto realizado em turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A iniciativa está alinhada à Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Nesse projeto, buscamos a valorização das nossas raízes por meio do resgate da cultura afro-brasileira, com atividades interdisciplinares que enfatizaram a contribuição dos negros na formação da nossa sociedade brasileira. É muito importante trabalhar essa temática no ambiente escolar como instrumento de promoção da diversidade e da igualdade racial. A iniciativa utilizou o conceito de letramento racial crítico, conforme a definição de Aparecida de Jesus Ferreira, para gerar discussões sobre o que é necessário para alcançar uma sociedade racialmente equitativa, bem como uma perspectiva de Eliane dos Santos Cavalleiro.Como recurso metodológico, foram utilizadas imagens, livros, textos, atividades e uma aula de campo, na qual os alunos foram levados para conhecer o Casarão José Rufino, localizado na cidade de Areia-PB, local marcado por um período histórico obscuro para os negros, já que o casarão foi palco do grande comércio de escravizados. Além do casarão, outros pontos históricos também foram visitados. Esse projeto proporcionou momentos de reflexão profunda sobre o tema e incentivou os alunos a desenvolverem uma nova consciência sobre a importância da cultura afro-brasileira na construção da sociedade, reconhecendo seu papel essencial na formação histórica e social do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12306_TB6411_30102025205740.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DE CAMPOS VIEGAS" "autor_nome_curto" => "ELIANE VIEGAS" "autor_email" => "eliane27viegas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127684 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6411 "inscrito_id" => 12306 "titulo" => "RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NA ZONA RURAL DE ITAPOROROCA-PB" "resumo" => "Este artigo tem como proposta apresentar a experiência vivenciada na Escola Municipal Júlia Valdelina da Conceição, que fica localizada na zona rural da cidade de Itapororoca-PB, por meio de um projeto realizado em turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A iniciativa está alinhada à Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Nesse projeto, buscamos a valorização das nossas raízes por meio do resgate da cultura afro-brasileira, com atividades interdisciplinares que enfatizaram a contribuição dos negros na formação da nossa sociedade brasileira. É muito importante trabalhar essa temática no ambiente escolar como instrumento de promoção da diversidade e da igualdade racial. A iniciativa utilizou o conceito de letramento racial crítico, conforme a definição de Aparecida de Jesus Ferreira, para gerar discussões sobre o que é necessário para alcançar uma sociedade racialmente equitativa, bem como uma perspectiva de Eliane dos Santos Cavalleiro.Como recurso metodológico, foram utilizadas imagens, livros, textos, atividades e uma aula de campo, na qual os alunos foram levados para conhecer o Casarão José Rufino, localizado na cidade de Areia-PB, local marcado por um período histórico obscuro para os negros, já que o casarão foi palco do grande comércio de escravizados. Além do casarão, outros pontos históricos também foram visitados. Esse projeto proporcionou momentos de reflexão profunda sobre o tema e incentivou os alunos a desenvolverem uma nova consciência sobre a importância da cultura afro-brasileira na construção da sociedade, reconhecendo seu papel essencial na formação histórica e social do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12306_TB6411_30102025205740.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DE CAMPOS VIEGAS" "autor_nome_curto" => "ELIANE VIEGAS" "autor_email" => "eliane27viegas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }