Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NA ZONA RURAL DE ITAPOROROCA-PB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como proposta apresentar a experiência vivenciada na Escola Municipal Júlia Valdelina da Conceição, que fica localizada na zona rural da cidade de Itapororoca-PB, por meio de um projeto realizado em turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A iniciativa está alinhada à Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Nesse projeto, buscamos a valorização das nossas raízes por meio do resgate da cultura afro-brasileira, com atividades interdisciplinares que enfatizaram a contribuição dos negros na formação da nossa sociedade brasileira. É muito importante trabalhar essa temática no ambiente escolar como instrumento de promoção da diversidade e da igualdade racial. A iniciativa utilizou o conceito de letramento racial crítico, conforme a definição de Aparecida de Jesus Ferreira, para gerar discussões sobre o que é necessário para alcançar uma sociedade racialmente equitativa, bem como uma perspectiva de Eliane dos Santos Cavalleiro.Como recurso metodológico, foram utilizadas imagens, livros, textos, atividades e uma aula de campo, na qual os alunos foram levados para conhecer o Casarão José Rufino, localizado na cidade de Areia-PB, local marcado por um período histórico obscuro para os negros, já que o casarão foi palco do grande comércio de escravizados. Além do casarão, outros pontos históricos também foram visitados. Esse projeto proporcionou momentos de reflexão profunda sobre o tema e incentivou os alunos a desenvolverem uma nova consciência sobre a importância da cultura afro-brasileira na construção da sociedade, reconhecendo seu papel essencial na formação histórica e social do Brasil.

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