INTERFACES ENTRE BIODIVERSIDADE VEGETAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCURSOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II .
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8414 "inscrito_id" => 2956 "titulo" => "INTERFACES ENTRE BIODIVERSIDADE VEGETAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCURSOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ." "resumo" => "As abordagens de ensino e aprendizagem estruturadas, focadas na simples disseminação de conhecimentos teóricos, frequentemente utilizadas no âmbito das Ciências, revelam-se ineficazes para desenvolver um estudante que seja participativo, reflexivo e crítico em suas interações diárias. Esses vieses em especial, no ensino da biodiversidade e interfaces acerca da Educação Ambiental, vem sendo desestimulador para os educandos. Sendo assim, objetivamos nesse trabalho: Desenvolver uma Sequência Didática com interfaces entre Biodiversidade e Educação Ambiental visando responder ao seguinte problema de pesquisa: quais os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais construídos pelos estudantes no decorrer da SD? Para tal, desenvolvemos estratégias didáticas aplicadas ao nível do 7º ano do Ensino Fundamental II, composta por três momentos de atividades: 1) Sensibilização da importância da preservação da biodiversidade e dos povos tradicionais: Sensibilização e conhecimento sobre a flora brasileira;Apresentação da pergunta chave;Curiosidade dos alunos e conhecê-los melhor;Apresentação dos vídeos; Discussão - Cenário real e próximo;Nuvem de palavras no quadro e Compartilhamento de experiências sobre o assunto. 2) Análise de diferentes espécies de plantas e estabelecimento de critérios para sua identificação: Visita de campo para observação da vegetação ao redor da escola; Sequência de slides com conteúdo dialogado;Apresentação de frutos nativos da Mata Atlântica;Impactos ambientais provocados pelos humanos e Consequências desses impactos e Metodologia ativa com imersão em Estações com diferentes grupos de plantas para identificação. 3) Construção de diferentes mídias produzidas pelos alunos associadas a conceitos de biodiversidade vegetal e educação ambiental: Prática de construção de Jardim Reciclável com utilização de materiais recicláveis e prática em grupo com relato coletivo com questões norteadoras sob orientação do professor facilitador com leitura coletiva. Tendo por fundamentação (Krasilchik, 2008;Carvalho, 2013; 2018; Peres 2020) Dentre os resultados obtidos, destacamos a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais pelos estudantes, estimulados pelas atividades práticas em metodologias ativas de natureza investigativa e a importância dos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos no desenvolvimento das atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2956_TB8414_14102025104809.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA MARINHO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA COSTA" "autor_email" => "cristianamcosta@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8414 "inscrito_id" => 2956 "titulo" => "INTERFACES ENTRE BIODIVERSIDADE VEGETAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCURSOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ." "resumo" => "As abordagens de ensino e aprendizagem estruturadas, focadas na simples disseminação de conhecimentos teóricos, frequentemente utilizadas no âmbito das Ciências, revelam-se ineficazes para desenvolver um estudante que seja participativo, reflexivo e crítico em suas interações diárias. Esses vieses em especial, no ensino da biodiversidade e interfaces acerca da Educação Ambiental, vem sendo desestimulador para os educandos. Sendo assim, objetivamos nesse trabalho: Desenvolver uma Sequência Didática com interfaces entre Biodiversidade e Educação Ambiental visando responder ao seguinte problema de pesquisa: quais os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais construídos pelos estudantes no decorrer da SD? Para tal, desenvolvemos estratégias didáticas aplicadas ao nível do 7º ano do Ensino Fundamental II, composta por três momentos de atividades: 1) Sensibilização da importância da preservação da biodiversidade e dos povos tradicionais: Sensibilização e conhecimento sobre a flora brasileira;Apresentação da pergunta chave;Curiosidade dos alunos e conhecê-los melhor;Apresentação dos vídeos; Discussão - Cenário real e próximo;Nuvem de palavras no quadro e Compartilhamento de experiências sobre o assunto. 2) Análise de diferentes espécies de plantas e estabelecimento de critérios para sua identificação: Visita de campo para observação da vegetação ao redor da escola; Sequência de slides com conteúdo dialogado;Apresentação de frutos nativos da Mata Atlântica;Impactos ambientais provocados pelos humanos e Consequências desses impactos e Metodologia ativa com imersão em Estações com diferentes grupos de plantas para identificação. 3) Construção de diferentes mídias produzidas pelos alunos associadas a conceitos de biodiversidade vegetal e educação ambiental: Prática de construção de Jardim Reciclável com utilização de materiais recicláveis e prática em grupo com relato coletivo com questões norteadoras sob orientação do professor facilitador com leitura coletiva. Tendo por fundamentação (Krasilchik, 2008;Carvalho, 2013; 2018; Peres 2020) Dentre os resultados obtidos, destacamos a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais pelos estudantes, estimulados pelas atividades práticas em metodologias ativas de natureza investigativa e a importância dos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos no desenvolvimento das atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2956_TB8414_14102025104809.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA MARINHO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA COSTA" "autor_email" => "cristianamcosta@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }