Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE MATEMÁTICA EM SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CTS OCORRIDO NO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125618
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1739
    "inscrito_id" => 5342
    "titulo" => "ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE MATEMÁTICA EM SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CTS OCORRIDO NO BRASIL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a incorporação e a representatividade de trabalhos relacionados à Matemática/Educação Matemática no VIII Seminário Ibero-americano (SIACTS) ocorrido no Brasil no ano de 2022 no contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse aspecto, foram analisados em 101 trabalhos contidos nos anais a ocorrência de expressões de considerável importância ou palavras-chaves comumente utilizadas na área da Matemática, presentes em Título, Resumo, Palavras-chave ou Texto dos trabalhos. Na análise das pesquisas utilizamos uma estratégia de análise de conteúdo (Bardin, 2011) para selecionar categorias e verificar aproximações da experiência docente relacionadas às referências selecionadas. Alguns critérios foram levados em considerações na condução da análise, baseado em Aguiar-Santos, Vilches e Brito (2016b, p. 17): (i) foi verificada a atenção direta dada aos aspectos dos termos matemáticos. Dessa forma, foram observados no título, resumo, palavras-chave e texto da publicação se apareceram explicitamente expressões dos termos de busca; (ii) foi analisado o conteúdo de diferentes publicações cujos títulos sugerem uma possível ligação com o campo da Matemática, mesmo que as palavras selecionadas no primeiro nível de análise não ocorrem explicitamente. Deste modo, dos 101 trabalhos publicados, cerca de 4% estão relacionados a matemática, tendo, assim, pouca expressão quantitativa em relação ao total publicado. Todos são de instituições brasileiras e estão concentrados nos estados de São Paulo (3) e Bahia (1). Os resultados obtidos nesta investigação nos auxiliam na compreensão do desenvolvimento do ensino de Matemática associado ao campo CTS. Assim, foi possível identificar no SIACTS ocorrido no Brasil em 2022 o surgimento de trabalhos representativos dos diversos ramos da Matemática, utilizando interdisciplinaridade e alguns pressupostos CTS, entre eles, a associação da ciência e tecnologia com argumentos críticos, reflexivos, éticos e de sustentabilidade econômica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5342_TB1739_24102025110836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEUSIVALDO AGUIAR SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DEUSIVALDO"
    "autor_email" => "deusivaldo@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125618
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1739
    "inscrito_id" => 5342
    "titulo" => "ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE MATEMÁTICA EM SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO CTS OCORRIDO NO BRASIL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a incorporação e a representatividade de trabalhos relacionados à Matemática/Educação Matemática no VIII Seminário Ibero-americano (SIACTS) ocorrido no Brasil no ano de 2022 no contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse aspecto, foram analisados em 101 trabalhos contidos nos anais a ocorrência de expressões de considerável importância ou palavras-chaves comumente utilizadas na área da Matemática, presentes em Título, Resumo, Palavras-chave ou Texto dos trabalhos. Na análise das pesquisas utilizamos uma estratégia de análise de conteúdo (Bardin, 2011) para selecionar categorias e verificar aproximações da experiência docente relacionadas às referências selecionadas. Alguns critérios foram levados em considerações na condução da análise, baseado em Aguiar-Santos, Vilches e Brito (2016b, p. 17): (i) foi verificada a atenção direta dada aos aspectos dos termos matemáticos. Dessa forma, foram observados no título, resumo, palavras-chave e texto da publicação se apareceram explicitamente expressões dos termos de busca; (ii) foi analisado o conteúdo de diferentes publicações cujos títulos sugerem uma possível ligação com o campo da Matemática, mesmo que as palavras selecionadas no primeiro nível de análise não ocorrem explicitamente. Deste modo, dos 101 trabalhos publicados, cerca de 4% estão relacionados a matemática, tendo, assim, pouca expressão quantitativa em relação ao total publicado. Todos são de instituições brasileiras e estão concentrados nos estados de São Paulo (3) e Bahia (1). Os resultados obtidos nesta investigação nos auxiliam na compreensão do desenvolvimento do ensino de Matemática associado ao campo CTS. Assim, foi possível identificar no SIACTS ocorrido no Brasil em 2022 o surgimento de trabalhos representativos dos diversos ramos da Matemática, utilizando interdisciplinaridade e alguns pressupostos CTS, entre eles, a associação da ciência e tecnologia com argumentos críticos, reflexivos, éticos e de sustentabilidade econômica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5342_TB1739_24102025110836.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEUSIVALDO AGUIAR SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DEUSIVALDO"
    "autor_email" => "deusivaldo@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a incorporação e a representatividade de trabalhos relacionados à Matemática/Educação Matemática no VIII Seminário Ibero-americano (SIACTS) ocorrido no Brasil no ano de 2022 no contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse aspecto, foram analisados em 101 trabalhos contidos nos anais a ocorrência de expressões de considerável importância ou palavras-chaves comumente utilizadas na área da Matemática, presentes em Título, Resumo, Palavras-chave ou Texto dos trabalhos. Na análise das pesquisas utilizamos uma estratégia de análise de conteúdo (Bardin, 2011) para selecionar categorias e verificar aproximações da experiência docente relacionadas às referências selecionadas. Alguns critérios foram levados em considerações na condução da análise, baseado em Aguiar-Santos, Vilches e Brito (2016b, p. 17): (i) foi verificada a atenção direta dada aos aspectos dos termos matemáticos. Dessa forma, foram observados no título, resumo, palavras-chave e texto da publicação se apareceram explicitamente expressões dos termos de busca; (ii) foi analisado o conteúdo de diferentes publicações cujos títulos sugerem uma possível ligação com o campo da Matemática, mesmo que as palavras selecionadas no primeiro nível de análise não ocorrem explicitamente. Deste modo, dos 101 trabalhos publicados, cerca de 4% estão relacionados a matemática, tendo, assim, pouca expressão quantitativa em relação ao total publicado. Todos são de instituições brasileiras e estão concentrados nos estados de São Paulo (3) e Bahia (1). Os resultados obtidos nesta investigação nos auxiliam na compreensão do desenvolvimento do ensino de Matemática associado ao campo CTS. Assim, foi possível identificar no SIACTS ocorrido no Brasil em 2022 o surgimento de trabalhos representativos dos diversos ramos da Matemática, utilizando interdisciplinaridade e alguns pressupostos CTS, entre eles, a associação da ciência e tecnologia com argumentos críticos, reflexivos, éticos e de sustentabilidade econômica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.