Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM OLHAR PARA A ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O texto apresentado visa promover uma reflexão sobre a educação étnico-racial no contexto escolar, a partir do desenvolvimento de atividades realizadas na Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (OBERERI), realizada em 2024 na escola estadual Centro Educa Mais Maria Luiza Novaes Viana, localizada no município de Buriti-MA. A participação dos estudantes na Olimpíada possibilitou que estes se envolvessem nas discussões propostas, valorizando e aprofundando conhecimentos sobre a história e a cultura afro-brasileira com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. As etapas da Olimpíada contaram com atividades que envolveram a resolução de questões na prova de conhecimentos, elaboração de um Plano de Trabalho e de uma produção textual, além da criação de um vídeo sobre a temática. Visando atender a proposta da Olimpíada, o Plano de Trabalho e as demais atividades buscaram estimular os educandos a reconhecerem a importância e o legado da cultura afro-brasileira por meio de discussões fomentadas nas disciplinas da área de Humanas e Linguagens, estimulando-os a desenvolverem um pensamento crítico e criativo enriquecendo o currículo escolar, fortalecendo o respeito e a valorização da cultura afro-brasileira. Dessa forma, a participação dos alunos na OBERERI se consolidou como uma atividade cujo objetivo é combater discriminações, preconceitos, racismo e intolerância, em prol de uma sociedade que reconhece e respeita o legado histórico-cultural afro-brasileiro.

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