POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES ESTRUTURAIS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6716 "inscrito_id" => 12399 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES ESTRUTURAIS." "resumo" => "Este artigo discute a precarização do acesso das pessoas de baixa renda ao ensino superior, partindo da compreensão de que a desigualdade social é resultado de um conjunto de determinações geradas pelo processo histórico que constituiu esse país. O espaço da escola foi, na maioria do tempo, um espaço para poucos e com finalidade de criar a distinção para poucos. Basta lembrar que a universalidade do direito à educação não tem nem quarenta anos, ou seja, por muito tempo estudar não era destinado a todos. A realização desse estudo buscou analisar os resultados das políticas públicas implementadas nas duas últimas décadas que visavam a ampliação do acesso dessas pessoas ao ensino superior. O estudo buscou entender como essas políticas contribuíram para minimizar as condições de pobreza e desigualdade social a partir do acesso de maneira equitativa e inclusiva. O estudo teve caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, buscando identificar os sentidos e significados dados por essas pessoas, na sua maioria jovens, sobre impactos gerados em suas vidas a partir do ingresso ao Ensino Superior. Para compreender o contexto sócio histórico da Educação dialogou com Demerval Saviani e Otaiza Romanelli e para analisar as políticas de educação discutidas a partir de Pedro Demo e outros. A pesquisa realizou uma revisão bibliográfica de artigos científicos que dialogam com o tema, bem como a realização de análise de documentos das políticas públicas e suas resoluções atualizadas, e suas sanções implementadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12399_TB6716_30102025150133.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA PONTES GOMES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "2023139205@app.asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6716 "inscrito_id" => 12399 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES ESTRUTURAIS." "resumo" => "Este artigo discute a precarização do acesso das pessoas de baixa renda ao ensino superior, partindo da compreensão de que a desigualdade social é resultado de um conjunto de determinações geradas pelo processo histórico que constituiu esse país. O espaço da escola foi, na maioria do tempo, um espaço para poucos e com finalidade de criar a distinção para poucos. Basta lembrar que a universalidade do direito à educação não tem nem quarenta anos, ou seja, por muito tempo estudar não era destinado a todos. A realização desse estudo buscou analisar os resultados das políticas públicas implementadas nas duas últimas décadas que visavam a ampliação do acesso dessas pessoas ao ensino superior. O estudo buscou entender como essas políticas contribuíram para minimizar as condições de pobreza e desigualdade social a partir do acesso de maneira equitativa e inclusiva. O estudo teve caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, buscando identificar os sentidos e significados dados por essas pessoas, na sua maioria jovens, sobre impactos gerados em suas vidas a partir do ingresso ao Ensino Superior. Para compreender o contexto sócio histórico da Educação dialogou com Demerval Saviani e Otaiza Romanelli e para analisar as políticas de educação discutidas a partir de Pedro Demo e outros. A pesquisa realizou uma revisão bibliográfica de artigos científicos que dialogam com o tema, bem como a realização de análise de documentos das políticas públicas e suas resoluções atualizadas, e suas sanções implementadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12399_TB6716_30102025150133.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA PONTES GOMES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "2023139205@app.asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }