DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126415 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3457 "inscrito_id" => 10130 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A utilização das tecnologias digitais no mundo contemporâneo, em quase todas as atividades cotidianas é uma realidade que não se pode desconsiderar. Devido isso, este trabalho tem como objetivo analisar as oportunidades e desafios que as tecnologias digitais oferecem para promover a cidadania ativa e responsável entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vale ressaltar que a incorporação das tecnologias digitais na EJA traz desafios, como a falta de infraestrutura tecnológica para alguns alunos, a necessidade de capacitação dos educadores e preocupações com segurança cibernética e proteção de dados. No entanto, essas tecnologias oferecem oportunidades significativas para promover a cidadania ativa e inclusão no mercado de trabalho. Plataformas de discussão e colaboração online permitem o engajamento cívico e participação em projetos sociais. O acesso a cursos e redes sociais profissionais ajuda na preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Nesse sentido, conclui-se que uma cultura digital responsável e consciente deve ser promovida para garantir que os alunos usem as tecnologias de forma ética e segura, e que com a superação dos desafios e a colaboração conjunta, a EJA pode oferecer uma educação inclusiva e dinâmica, preparando os alunos adultos para serem cidadãos ativos na sociedade digital. Por fim, é necessário informar que a metodologia utilizada para elaboração desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10130_TB3457_10112025194906.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "phlaviooj@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126415 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3457 "inscrito_id" => 10130 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "A utilização das tecnologias digitais no mundo contemporâneo, em quase todas as atividades cotidianas é uma realidade que não se pode desconsiderar. Devido isso, este trabalho tem como objetivo analisar as oportunidades e desafios que as tecnologias digitais oferecem para promover a cidadania ativa e responsável entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vale ressaltar que a incorporação das tecnologias digitais na EJA traz desafios, como a falta de infraestrutura tecnológica para alguns alunos, a necessidade de capacitação dos educadores e preocupações com segurança cibernética e proteção de dados. No entanto, essas tecnologias oferecem oportunidades significativas para promover a cidadania ativa e inclusão no mercado de trabalho. Plataformas de discussão e colaboração online permitem o engajamento cívico e participação em projetos sociais. O acesso a cursos e redes sociais profissionais ajuda na preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Nesse sentido, conclui-se que uma cultura digital responsável e consciente deve ser promovida para garantir que os alunos usem as tecnologias de forma ética e segura, e que com a superação dos desafios e a colaboração conjunta, a EJA pode oferecer uma educação inclusiva e dinâmica, preparando os alunos adultos para serem cidadãos ativos na sociedade digital. Por fim, é necessário informar que a metodologia utilizada para elaboração desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10130_TB3457_10112025194906.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "phlaviooj@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }