Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo examina a presença do letramento digital no Referencial Curricular Amapaense (RCA), documento orientador para as práticas educacionais no estado do Amapá, considerando a relevância da temática para o ensino da língua portuguesa na educação básica, mais especialmente, ensino fundamental II. De caráter bibliográfica, o trabalho busca destacar a importância de desenvolver competências digitais que não se limitam ao uso básico de tecnologias, mas também abrange a capacidade de acessar, interpretar, produzir e compartilhar informações de maneira crítica e responsável, embasados em Coscarelli e Ribeiro (2020) e Moreira (2012). O estudo explora as oportunidades trazidas pelas tecnologias digitais, como a possibilidade de personalizar o ensino, preservar a diversidade cultural local e promover a inclusão social. Entretanto, também são citados desafios significativos, incluindo a falta de infraestrutura tecnológica, a formação inadequada de professores e a necessidade de adaptações no currículo escolar para atender as demandas da era digital. Tendo em vista que o estado do Amapá é caracterizado por realidades contrastantes entre áreas urbanas e por comunidades tradicionais, nesse contexto, entende-se que o letramento digital pode ser uma importante ferramenta para lidar com as transformações tecnológicas e sociais, permitindo a promoção das oportunidades produzidas por meio do letramento digital. Essas iniciativas visam preparar o estudante para o mercado de trabalho cada vez mais digitalizado e conectado, enquanto promove uma formação cidadã sensível as necessidades locais e globais. Nesse sentido, o presente estudo considera de suma importância a implementação do letramento digital no escopo do RCA, considerando seu papel orientativo para a rede educacional amapaense, visto que esta competência pode vir a contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa, capaz de aproveitar os benefícios das tecnologias digitais enquanto enfrenta os desafios impostos por sua constante evolução.

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