LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126578 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3975 "inscrito_id" => 6682 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA)" "resumo" => "Este estudo examina a presença do letramento digital no Referencial Curricular Amapaense (RCA), documento orientador para as práticas educacionais no estado do Amapá, considerando a relevância da temática para o ensino da língua portuguesa na educação básica, mais especialmente, ensino fundamental II. De caráter bibliográfica, o trabalho busca destacar a importância de desenvolver competências digitais que não se limitam ao uso básico de tecnologias, mas também abrange a capacidade de acessar, interpretar, produzir e compartilhar informações de maneira crítica e responsável, embasados em Coscarelli e Ribeiro (2020) e Moreira (2012). O estudo explora as oportunidades trazidas pelas tecnologias digitais, como a possibilidade de personalizar o ensino, preservar a diversidade cultural local e promover a inclusão social. Entretanto, também são citados desafios significativos, incluindo a falta de infraestrutura tecnológica, a formação inadequada de professores e a necessidade de adaptações no currículo escolar para atender as demandas da era digital. Tendo em vista que o estado do Amapá é caracterizado por realidades contrastantes entre áreas urbanas e por comunidades tradicionais, nesse contexto, entende-se que o letramento digital pode ser uma importante ferramenta para lidar com as transformações tecnológicas e sociais, permitindo a promoção das oportunidades produzidas por meio do letramento digital. Essas iniciativas visam preparar o estudante para o mercado de trabalho cada vez mais digitalizado e conectado, enquanto promove uma formação cidadã sensível as necessidades locais e globais. Nesse sentido, o presente estudo considera de suma importância a implementação do letramento digital no escopo do RCA, considerando seu papel orientativo para a rede educacional amapaense, visto que esta competência pode vir a contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa, capaz de aproveitar os benefícios das tecnologias digitais enquanto enfrenta os desafios impostos por sua constante evolução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6682_TB3975_06112025224707.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA COSTA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "rodriguesdaniela0931@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126578 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3975 "inscrito_id" => 6682 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA)" "resumo" => "Este estudo examina a presença do letramento digital no Referencial Curricular Amapaense (RCA), documento orientador para as práticas educacionais no estado do Amapá, considerando a relevância da temática para o ensino da língua portuguesa na educação básica, mais especialmente, ensino fundamental II. De caráter bibliográfica, o trabalho busca destacar a importância de desenvolver competências digitais que não se limitam ao uso básico de tecnologias, mas também abrange a capacidade de acessar, interpretar, produzir e compartilhar informações de maneira crítica e responsável, embasados em Coscarelli e Ribeiro (2020) e Moreira (2012). O estudo explora as oportunidades trazidas pelas tecnologias digitais, como a possibilidade de personalizar o ensino, preservar a diversidade cultural local e promover a inclusão social. Entretanto, também são citados desafios significativos, incluindo a falta de infraestrutura tecnológica, a formação inadequada de professores e a necessidade de adaptações no currículo escolar para atender as demandas da era digital. Tendo em vista que o estado do Amapá é caracterizado por realidades contrastantes entre áreas urbanas e por comunidades tradicionais, nesse contexto, entende-se que o letramento digital pode ser uma importante ferramenta para lidar com as transformações tecnológicas e sociais, permitindo a promoção das oportunidades produzidas por meio do letramento digital. Essas iniciativas visam preparar o estudante para o mercado de trabalho cada vez mais digitalizado e conectado, enquanto promove uma formação cidadã sensível as necessidades locais e globais. Nesse sentido, o presente estudo considera de suma importância a implementação do letramento digital no escopo do RCA, considerando seu papel orientativo para a rede educacional amapaense, visto que esta competência pode vir a contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa, capaz de aproveitar os benefícios das tecnologias digitais enquanto enfrenta os desafios impostos por sua constante evolução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6682_TB3975_06112025224707.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA COSTA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "rodriguesdaniela0931@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }