ESTRATÉGIA DIDÁTICA INOVADORA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES COVALENTES: A DINÂMICA “QUEM SOU EU?”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127826 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6723 "inscrito_id" => 13524 "titulo" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA INOVADORA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES COVALENTES: A DINÂMICA “QUEM SOU EU?”" "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de promover um reforço positivo na aprendizagem de conteúdos relacionados às ligações covalentes, frequentemente marcados por altos níveis de abstração e dificuldades conceituais por parte dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, foi projetado e implementado um recurso educacional gamificado, intitulado “Quem Sou Eu?”. A construção e aplicação do recurso foram fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982), que defende a importância da ancoragem de novos conhecimentos em estruturas cognitivas previamente estabelecidas, favorecendo a retenção e a compreensão dos conteúdos. Além disso, a proposta metodológica estruturou-se nas Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) (Bacich & Moran, 2018), as quais enfatizam a centralidade do estudante no processo educativo e incentivam práticas colaborativas e dinâmicas. O recurso desenvolvido consiste em cartas-desafio elaboradas no formato de charadas, organizadas em diferentes níveis de complexidade. Essas cartas propõem enigmas que incentivam os estudantes a identificar, com base em pistas e na distribuição eletrônica, os elementos químicos que compõem determinada molécula. A proposta favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, a consulta à Tabela Periódica e a mobilização de conhecimentos prévios. Após a identificação dos elementos, os discentes utilizaram coletes com os símbolos dos elementos químicos e botões que representavam os elétrons de valência, simulando de forma concreta a formação de moléculas por meio da chamada “moleculação humana”. As ligações covalentes foram representadas por interações corporais simbólicas, como o uso coordenado das mãos, dos pés e o contato entre as cabeças, possibilitando a visualização prática do compartilhamento de pares eletrônicos. Essa abordagem promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e lúdico, favorecendo o engajamento coletivo nas atividades propostas. O recurso integrou teoria e prática, facilitando a compreensão e retenção dos conteúdos de Química. Sua aplicação destacou o potencial das MAA e da gamificação como estratégias eficazes no ensino de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13524_TB6723_30102025230855.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA GRAZIELLA DOS SANTOS TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulagrazi07@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127826 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6723 "inscrito_id" => 13524 "titulo" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA INOVADORA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES COVALENTES: A DINÂMICA “QUEM SOU EU?”" "resumo" => "A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de promover um reforço positivo na aprendizagem de conteúdos relacionados às ligações covalentes, frequentemente marcados por altos níveis de abstração e dificuldades conceituais por parte dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, foi projetado e implementado um recurso educacional gamificado, intitulado “Quem Sou Eu?”. A construção e aplicação do recurso foram fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982), que defende a importância da ancoragem de novos conhecimentos em estruturas cognitivas previamente estabelecidas, favorecendo a retenção e a compreensão dos conteúdos. Além disso, a proposta metodológica estruturou-se nas Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) (Bacich & Moran, 2018), as quais enfatizam a centralidade do estudante no processo educativo e incentivam práticas colaborativas e dinâmicas. O recurso desenvolvido consiste em cartas-desafio elaboradas no formato de charadas, organizadas em diferentes níveis de complexidade. Essas cartas propõem enigmas que incentivam os estudantes a identificar, com base em pistas e na distribuição eletrônica, os elementos químicos que compõem determinada molécula. A proposta favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, a consulta à Tabela Periódica e a mobilização de conhecimentos prévios. Após a identificação dos elementos, os discentes utilizaram coletes com os símbolos dos elementos químicos e botões que representavam os elétrons de valência, simulando de forma concreta a formação de moléculas por meio da chamada “moleculação humana”. As ligações covalentes foram representadas por interações corporais simbólicas, como o uso coordenado das mãos, dos pés e o contato entre as cabeças, possibilitando a visualização prática do compartilhamento de pares eletrônicos. Essa abordagem promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e lúdico, favorecendo o engajamento coletivo nas atividades propostas. O recurso integrou teoria e prática, facilitando a compreensão e retenção dos conteúdos de Química. Sua aplicação destacou o potencial das MAA e da gamificação como estratégias eficazes no ensino de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13524_TB6723_30102025230855.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA GRAZIELLA DOS SANTOS TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulagrazi07@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }