Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEATRO ACESSÍVEL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO INCLUSIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo discute como uma peça teatral inclusiva pode ser utilizada para trabalhar diferentes conceitos, promovendo acessibilidade e inclusão, especialmente para pessoas com deficiência, frequentemente excluídas desses espaços por falta das diferentes formas de acessibilidade. Assim, iremos descrever, detalhadamente, o processo de construção da acessibilidade na peça teatral “O Auto da Compadessurda: O juízo final”, adaptação da obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. A obra é uma adaptação da cultura nordestina, considerada um clássico da literatura brasileira. A escolha dessa peça deve-se à sua acessibilidade, pois foi totalmente sinalizada em Libras, com áudio para ouvintes que não dominam a língua brasileira de sinais, e adaptada em audiodescrição para deficientes visuais. É importante enfatizar que uma peça acessível, pode ser trabalhada em sala de aula, pois a partir desta, podemos trabalhar diferentes áreas de conhecimento como a parte histórica, social, cultural e literatura, além de promover a criatividade e a imaginação. Desta forma, para este estudo, utilizamos como metodologia o estudo descritivo, que visa descrever todas as etapas desse processo, bem como, os resultados obtidos junto ao público com deficiência, em especial ao público surdo e ao público cego. O processo iniciou-se com a adaptação do texto do livro “Auto da Compadecida”, para em seguida fazer a gravação e edição dos áudios no Laboratório de Cinema e Mídias Digitais (LABOMÍDIA) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. A avaliação, baseada em feedback do público e observações, mostrou que a acessibilidade foi crucial para proporcionar uma experiência cultural plena e inclusiva, especialmente para surdos e cegos. Conclui-se que a integração de recursos acessíveis no teatro é essencial para uma sociedade mais inclusiva e equitativa, destacando a importância de iniciativas que democratizam as artes cênicas e promovem o acesso livre a todos os espaços sociais.

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