Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO LETRAMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS AFRICANAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS EDUCADORES DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126319
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3231
    "inscrito_id" => 5723
    "titulo" => "INTEGRANDO LETRAMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS AFRICANAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS EDUCADORES DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência acerca das práticas pedagógicas implementadas pelos educadores do Programa Dois Toques, da Fundação Gol de Letra, situada no bairro do Caju, Rio de Janeiro. No ano de 2024, a instituição adotou como eixo suleador o tema "Escurecendo as ideias e reescrevendo a história", promovendo uma abordagem que valoriza a cultura e a história afrodescendente. Tal iniciativa está em consonância com os pressupostos de Munanga (2004), que enfatiza a necessidade de uma educação antirracista e da valorização das contribuições africanas para a cultura brasileira. Nesse contexto, os educadores estruturaram um planejamento integrado entre as áreas de letramento e educação física, utilizando jogos e brincadeiras de origem africana e afro-brasileira como instrumentos pedagógicos. Segundo Freire (1996), a aprendizagem deve ser significativa e conectada com a realidade dos educandos, permitindo a construção do conhecimento a partir de suas experiências e vivências. As atividades desenvolvidas articularam experimentações práticas e reflexões teóricas, possibilitando não apenas a vivência corporal, mas também o aprofundamento dos conhecimentos sobre as culturas africanas e suas ressignificações no cotidiano dos educandos. O planejamento interdisciplinar envolveu oficinas interconectadas e ações conjuntas, elaboradas e conduzidas colaborativamente pelas equipes de letramento e educação física. Como principal produto dessas práticas, destaca-se a publicação "Gol de Letrinhas 17 te convida para brincar", um livro autoral lançado em dezembro de 2024, no qual os educandos registraram suas percepções, experiências e releituras das atividades propostas. Além desse registro, o trabalho evidencia os impactos das atividades físico-motoras realizadas ao longo do projeto, demonstrando o potencial do ensino interdisciplinar na construção de saberes significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5723_TB3231_30102025225423.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOICEANE EUGENIA LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOICEANE LOPES"
    "autor_email" => "joice_lopesdasilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126319
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3231
    "inscrito_id" => 5723
    "titulo" => "INTEGRANDO LETRAMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS AFRICANAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS EDUCADORES DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência acerca das práticas pedagógicas implementadas pelos educadores do Programa Dois Toques, da Fundação Gol de Letra, situada no bairro do Caju, Rio de Janeiro. No ano de 2024, a instituição adotou como eixo suleador o tema "Escurecendo as ideias e reescrevendo a história", promovendo uma abordagem que valoriza a cultura e a história afrodescendente. Tal iniciativa está em consonância com os pressupostos de Munanga (2004), que enfatiza a necessidade de uma educação antirracista e da valorização das contribuições africanas para a cultura brasileira. Nesse contexto, os educadores estruturaram um planejamento integrado entre as áreas de letramento e educação física, utilizando jogos e brincadeiras de origem africana e afro-brasileira como instrumentos pedagógicos. Segundo Freire (1996), a aprendizagem deve ser significativa e conectada com a realidade dos educandos, permitindo a construção do conhecimento a partir de suas experiências e vivências. As atividades desenvolvidas articularam experimentações práticas e reflexões teóricas, possibilitando não apenas a vivência corporal, mas também o aprofundamento dos conhecimentos sobre as culturas africanas e suas ressignificações no cotidiano dos educandos. O planejamento interdisciplinar envolveu oficinas interconectadas e ações conjuntas, elaboradas e conduzidas colaborativamente pelas equipes de letramento e educação física. Como principal produto dessas práticas, destaca-se a publicação "Gol de Letrinhas 17 te convida para brincar", um livro autoral lançado em dezembro de 2024, no qual os educandos registraram suas percepções, experiências e releituras das atividades propostas. Além desse registro, o trabalho evidencia os impactos das atividades físico-motoras realizadas ao longo do projeto, demonstrando o potencial do ensino interdisciplinar na construção de saberes significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5723_TB3231_30102025225423.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOICEANE EUGENIA LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOICEANE LOPES"
    "autor_email" => "joice_lopesdasilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência acerca das práticas pedagógicas implementadas pelos educadores do Programa Dois Toques, da Fundação Gol de Letra, situada no bairro do Caju, Rio de Janeiro. No ano de 2024, a instituição adotou como eixo suleador o tema "Escurecendo as ideias e reescrevendo a história", promovendo uma abordagem que valoriza a cultura e a história afrodescendente. Tal iniciativa está em consonância com os pressupostos de Munanga (2004), que enfatiza a necessidade de uma educação antirracista e da valorização das contribuições africanas para a cultura brasileira. Nesse contexto, os educadores estruturaram um planejamento integrado entre as áreas de letramento e educação física, utilizando jogos e brincadeiras de origem africana e afro-brasileira como instrumentos pedagógicos. Segundo Freire (1996), a aprendizagem deve ser significativa e conectada com a realidade dos educandos, permitindo a construção do conhecimento a partir de suas experiências e vivências. As atividades desenvolvidas articularam experimentações práticas e reflexões teóricas, possibilitando não apenas a vivência corporal, mas também o aprofundamento dos conhecimentos sobre as culturas africanas e suas ressignificações no cotidiano dos educandos. O planejamento interdisciplinar envolveu oficinas interconectadas e ações conjuntas, elaboradas e conduzidas colaborativamente pelas equipes de letramento e educação física. Como principal produto dessas práticas, destaca-se a publicação "Gol de Letrinhas 17 te convida para brincar", um livro autoral lançado em dezembro de 2024, no qual os educandos registraram suas percepções, experiências e releituras das atividades propostas. Além desse registro, o trabalho evidencia os impactos das atividades físico-motoras realizadas ao longo do projeto, demonstrando o potencial do ensino interdisciplinar na construção de saberes significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.