A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127872 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6815 "inscrito_id" => 5612 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS" "resumo" => "Objetiva-se nesse artigo mostrar a importância da adaptação curricular e formação do professor no ensino de crianças neuroatípicas. O estudo apresentado tem como objetivo conhecer as estratégias de adaptação curricular utilizadas por professores nas salas de aulas para com isso garantir um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz com oportunidades, respeitando a diversidade promovendo uma educação para todos. Para fundamentar essa pesquisa recorreu-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB), Decreto n° 6571/2008, Diretrizes Nacional para a Educação Especial na Educação Básica (2009), Decreto nº 7611/2011, que trouxe orientações sobre Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, BNCC (2017), Vygotsky (1991, 1993), Cunha (2009), Antônio Nóvoa (2019), Freitas (2016), Mantoan (2010). A metodologia utilizada, foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como resultado percebe-se que o tema abordado requer estudos mais aprofundados, pois a demanda de alunos neuroatípicos só aumenta a cada dia dentro das escolas e precisa-se cada vez mais de profissionais capacitados e com formação adequadas nas áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5612_TB6815_30102025183648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MALVINA MELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROSA" "autor_email" => "rosamalvina@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127872 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6815 "inscrito_id" => 5612 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS" "resumo" => "Objetiva-se nesse artigo mostrar a importância da adaptação curricular e formação do professor no ensino de crianças neuroatípicas. O estudo apresentado tem como objetivo conhecer as estratégias de adaptação curricular utilizadas por professores nas salas de aulas para com isso garantir um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz com oportunidades, respeitando a diversidade promovendo uma educação para todos. Para fundamentar essa pesquisa recorreu-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB), Decreto n° 6571/2008, Diretrizes Nacional para a Educação Especial na Educação Básica (2009), Decreto nº 7611/2011, que trouxe orientações sobre Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, BNCC (2017), Vygotsky (1991, 1993), Cunha (2009), Antônio Nóvoa (2019), Freitas (2016), Mantoan (2010). A metodologia utilizada, foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como resultado percebe-se que o tema abordado requer estudos mais aprofundados, pois a demanda de alunos neuroatípicos só aumenta a cada dia dentro das escolas e precisa-se cada vez mais de profissionais capacitados e com formação adequadas nas áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5612_TB6815_30102025183648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MALVINA MELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROSA" "autor_email" => "rosamalvina@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }