Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DOCENTE: COMPLEXIDADES, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A partir dos documentos educacionais legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN 9394/96), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), observamos as proposições acerca do ensino de Arte nas escolas brasileiras. Nesse sentido, abrimos espaço para discussões sobre a atuação de pedagogos que lecionam, o componente curricular Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo ainda tece breves reflexões sobre formação inicial e continuada de professores, currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar os desafios enfrentados pelos professores pedagogos para lecionar o componente curricular Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscamos fundamentação legal em documentos norteadores da educação nacional como a LDB 9394/96, BNCC e outros que se fizerem necessários, além de embasamento teórico em autores como LIBÂNEO (2015) e IMBERNÓN (2011) que discutem sobre formação docente; BARBOSA (2013) e SUBTIL (2013) que abordam sobre o ensino de Arte na escola. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso procedimental da pesquisa de campo que resultou na coleta de dados consistentes que permearam nossas discussões. Do exposto, os resultados apontam desafios relevantes que culminam na necessidade de formação inicial e continuada para professores pedagogos que ministram o componente curricular Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando suas especificidades e complexidades.

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