Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS COM EVA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No ensino de Biologia Celular, a compreensão das estruturas e funções das células animais e vegetais representa um desafio para muitos estudantes, especialmente diante de conteúdos abstratos. A utilização de modelos tridimensionais surge como alternativa eficaz para promover a visualização e o aprendizado prático desses conteúdos. Este trabalho teve como objetivo facilitar a assimilação dos componentes celulares por meio da produção de modelos tridimensionais confeccionados com EVA (etileno-vinil-acetato), representando as principais organelas das células animais e vegetais. Para a execução do projeto, foram utilizados materiais acessíveis como EVA de diferentes cores, tesoura, cola quente ou de contato, canetinhas, tintas e etiquetas. A montagem seguiu uma sequência lógica, iniciando-se pela construção da membrana plasmática (ou parede celular, no caso das células vegetais), seguida pela inserção das organelas como núcleo, mitocôndrias, cloroplastos, ribossomos, retículo endoplasmático, vacúolo central, entre outras. As estruturas foram detalhadas com canetinhas, tintas e devidamente identificadas com etiquetas. A aplicação dessa metodologia permitiu uma abordagem inovadora e interativa no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos uma experiência mais concreta e envolvente com os conteúdos da biologia celular, favorecendo a aprendizagem significativa. A comparação entre células animais e vegetais também colaborou para o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo aos alunos reconhecer semelhanças e diferenças entre os dois tipos celulares e compreender a importância funcional de cada organela. Dessa forma, os modelos produzidos com EVA demonstraram ser um valioso recurso didático, contribuindo para a aprendizagem prática e podendo ser aplicados em outras disciplinas e projetos de extensão, promovendo a popularização do conhecimento científico.

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