Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS CONCRETOS: IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA COM/E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo discute a relevância dos materiais concretos no ensino da Física e da Matemática, com base nos resultados do projeto de extensão “Matemática e/com Física: jornada de aprendizados práticos”, realizado em parceria entre a UFPA e a UEPA, e que objetivou integrar as disciplinas de Física e Matemática no Ensino Médio por meio de atividades práticas e experimentais juntamente com aosestudantes das turmas do 2º e 3º do Ensino Médio. Para essa investigação focamos em apresentar como o uso de materiais concretos nesse nível de ensino pode potencializar a compreensão de conceitos abstratos, promover a aprendizagem significativa e motivar os estudantes na interlocução entre teoria e prática. Esse estudo foi realizado a partir do desenvolvimento do projeto, de observações das dinâmicas realizadas em sala de aula e de aplicação de formulários para os estudantes visando alcançar os objetivos da pesquisa. De acordo com Oliveira (2009) fizemos uso da Abordagem Qualitativa para realizar as análises, por ser do campo da investigação em Educação para a Física e da Matemática, bem como possibilitar a compreensão do fenômeno investigado a partir de sua descriminação e interpretação. Nos inspiramos também nos princípios de Freire (1997) e no envolvimento e motivação proposto por Bzuneck (2002), ao revelar que materiais concretos promovem maior interesse e compreensão dos conceitos físicos e matemáticos. Em termos de resultado, destacou-se as aprendizagens por meio dos experimentos (‘caneca assustada’, ‘telefone de cordel’ e ‘como enxergar sua voz’) com materias concretos para tratar de inércia, ondulatória, eletrização e que possibilitaram maior compreensão dos conceitos da Física e da/com a Matemática. Portanto, concluímos que essa abordagem para essas disciplinas com uso de materias concretos é fundamental para possibilitar aprendizagem significativa, ensino criativo, acessível e motivador.

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