Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NA DECISÃO DE CONSUMO DE FAST FOOD

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A publicidade tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento de reconhecimento de marca e lucratividade para as empresas, pois é uma ferramenta de comunicação que atua fortemente na decisão de consumo. A pesquisa adota uma abordagem fundamentada na revisão bibliográfica e, através do levantamento de dados primários, com aplicação de questionário de diagnóstico na comunidade interna no Instituto Federal de Pernambuco- campus Cabo de Santo Agostinho, para identificar a influência da propaganda direta via smartphones nas decisões de consumo de fast food (comida rápida) entre os estudantes. Este artigo tem o objetivo de investigar a influência das estratégias publicitárias na decisão de consumo de alimentos ofertados pelas redes de fast foods através de aplicativos de entrega. Atualmente, as redes sociais têm tomado ainda mais espaço como canais de transmissão de ofertas, as redes de fast food utilizam estes canais, promovendo anúncios, despertando o desejo de consumo, objetivando a tomada de decisão dos consumidores. Diante disto, a pesquisa identificou que a abordagem midiática da propaganda afeta os consumidores na decisão de compra de produtos alimentares de fast food. Portanto, o avanço tecnológico é um grande influenciador na decisão de compra, pois a facilitação de acesso a informações, bem como a comodidade na palma da mão, se torna alavancador para a ingestão de alimentos com alto teor energético, conhecido fator causador de doenças. Conclui-se que a publicidade exerce papel determinante nas escolhas alimentares e no reforço de hábitos de consumo não saudáveis, sendo necessário o fortalecimento da regulamentação e da educação midiática como mecanismos de mitigação desses efeitos.

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