CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA MARAJOARA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127928 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6980 "inscrito_id" => 12375 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA MARAJOARA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da realização de uma oficina pedagógica com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Marajó-Breves. A atividade teve como base a história Pedro e a feira, de autoria das pesquisadoras, que narra a trajetória de um menino marajoara que auxiliava a mãe na feira e, por meio dos estudos, transforma sua realidade. O objetivo da proposta é promover a alfabetização por meio de uma narrativa que dialogue com o cotidiano dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e acessível. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, voltada à compreensão das experiências vivenciadas no contexto educacional analisado. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com observação e registro de elementos do cotidiano marajoara, além de uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como Soares (2020), Gonçalves (2021) e Freire (1967). Embora os resultados não tenham sido imediatos, a experiência aponta caminhos promissores para a formação de professores mais sensíveis à realidade local. Conclui-se que a contação de histórias, quando integrada ao contexto sociocultural dos alunos, constitui uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da alfabetização, ao valorizar os saberes regionais e fortalecer a relação entre escola, cultura e comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12375_TB6980_30102025235807.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRANE COSTA VALENTIM" "autor_nome_curto" => "LORRANE" "autor_email" => "valentimlorrane6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127928 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6980 "inscrito_id" => 12375 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA MARAJOARA" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da realização de uma oficina pedagógica com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Marajó-Breves. A atividade teve como base a história Pedro e a feira, de autoria das pesquisadoras, que narra a trajetória de um menino marajoara que auxiliava a mãe na feira e, por meio dos estudos, transforma sua realidade. O objetivo da proposta é promover a alfabetização por meio de uma narrativa que dialogue com o cotidiano dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e acessível. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, voltada à compreensão das experiências vivenciadas no contexto educacional analisado. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com observação e registro de elementos do cotidiano marajoara, além de uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como Soares (2020), Gonçalves (2021) e Freire (1967). Embora os resultados não tenham sido imediatos, a experiência aponta caminhos promissores para a formação de professores mais sensíveis à realidade local. Conclui-se que a contação de histórias, quando integrada ao contexto sociocultural dos alunos, constitui uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da alfabetização, ao valorizar os saberes regionais e fortalecer a relação entre escola, cultura e comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12375_TB6980_30102025235807.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRANE COSTA VALENTIM" "autor_nome_curto" => "LORRANE" "autor_email" => "valentimlorrane6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }