Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE PALAVRAS, NÚMEROS E BRINCADEIRAS: EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A LINGUAGEM ESCRITA E AS NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender as práticas pedagógicas da Educação Infantil envolvendo o trabalho com a linguagem escrita e com a linguagem matemática. Debate-se que as práticas pedagógicas, conforme Oliveira (2019), podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na primeira etapa da Educação Básica. Para isso, utilizamos de uma abordagem qualitativa em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade do Recife, observando um grupo de crianças de quatro anos de idade. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação participante, registros fotográficos e entrevista com a professora. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Kishimoto (2010) ao abordar o brincar como elemento fundamental no desenvolvimento infantil, à luz da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2017), que orienta a integração dos campos de experiência desde a primeira infância. Vygotsky (1991) especialmente no que diz respeito à importância das interações sociais e do papel da mediação na construção do conhecimento. Os resultados observados apontam que as experiências pedagógicas vivenciadas na instituição de Educação Infantil exploravam os conhecimentos matemáticos e a linguagem escrita, tomando como eixo estruturante para o trabalho na Educação Infantil as interações e as brincadeiras. As práticas vivenciadas integravam vários campos de experiências propostos pela BNCC e favoreciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicativas e socioemocionais das crianças a partir de práticas potencialmente lúdicas. Reforça-se, portanto, a relevância da construção de uma rotina diversificada na Educação Infantil que considere as especificidades das crianças, permitindo que interajam, mas também se posicionem de maneira crítica diante do mundo que as cerca. Conclui-se que o brincar, quando articulado às práticas envolvendo o trabalho com a linguagem escrita e com linguagem matemática, potencializa o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil.

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