EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 E METODOLOGIAS ATIVAS NA ESCOLA MADRE ZARIFE SALES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125595 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 9068 "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 E METODOLOGIAS ATIVAS NA ESCOLA MADRE ZARIFE SALES" "resumo" => "Este trabalho analisa a experiência de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Zarife Sales, com ênfase na aplicação da Lei 10.639/03 e na promoção de uma educação antirracista. A Lei 10.639/03, que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, foi integrada na escola através da disciplina chamada de “Projeto de Vida” por meio de metodologias ativas e interdisciplinares, como debates, seminários e a elaboração de maquetes, que incentivaram a reflexão crítica sobre questões étnico-raciais. A abordagem de Freire (1996), que defende uma educação crítica e transformadora, foi fundamental para orientar práticas pedagógicas que buscam não apenas transmitir conhecimento, mas também conscientizar os alunos sobre as desigualdades sociais e raciais. A contribuição de Vygotsky (2007) também se mostrou essencial, ao destacar a importância da interação social e da mediação no processo de aprendizagem. Durante o estágio, a contextualização dos conteúdos nas vivências dos alunos, aliada ao uso de recursos didáticos como apostilas, figuras, pinturas e atividades culturais, promoveu maior engajamento e compreensão das temáticas abordadas. A experiência evidenciou a eficácia das metodologias ativas, sugeridas por Castellar (2017), para fortalecer o pensamento crítico e a valorização da diversidade. Além disso, o estágio reforçou a necessidade de uma formação docente contínua, que prepare os professores para lidar com as complexidades das questões raciais e sociais em sala de aula. A prática pedagógica inclusiva e reflexiva, alinhada aos objetivos da Lei 10.639/03, mostrou-se um caminho promissor para a construção de uma educação antirracista e transformadora, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de atuar na transformação de uma sociedade menos desigual e com maior conscientização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9068_TB1680_03112025165648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO NÍCOLAS QUINTERO MOTA" "autor_nome_curto" => "NÍCOLAS" "autor_email" => "prof.nicolasquintero.geo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125595 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 9068 "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 E METODOLOGIAS ATIVAS NA ESCOLA MADRE ZARIFE SALES" "resumo" => "Este trabalho analisa a experiência de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Zarife Sales, com ênfase na aplicação da Lei 10.639/03 e na promoção de uma educação antirracista. A Lei 10.639/03, que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, foi integrada na escola através da disciplina chamada de “Projeto de Vida” por meio de metodologias ativas e interdisciplinares, como debates, seminários e a elaboração de maquetes, que incentivaram a reflexão crítica sobre questões étnico-raciais. A abordagem de Freire (1996), que defende uma educação crítica e transformadora, foi fundamental para orientar práticas pedagógicas que buscam não apenas transmitir conhecimento, mas também conscientizar os alunos sobre as desigualdades sociais e raciais. A contribuição de Vygotsky (2007) também se mostrou essencial, ao destacar a importância da interação social e da mediação no processo de aprendizagem. Durante o estágio, a contextualização dos conteúdos nas vivências dos alunos, aliada ao uso de recursos didáticos como apostilas, figuras, pinturas e atividades culturais, promoveu maior engajamento e compreensão das temáticas abordadas. A experiência evidenciou a eficácia das metodologias ativas, sugeridas por Castellar (2017), para fortalecer o pensamento crítico e a valorização da diversidade. Além disso, o estágio reforçou a necessidade de uma formação docente contínua, que prepare os professores para lidar com as complexidades das questões raciais e sociais em sala de aula. A prática pedagógica inclusiva e reflexiva, alinhada aos objetivos da Lei 10.639/03, mostrou-se um caminho promissor para a construção de uma educação antirracista e transformadora, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de atuar na transformação de uma sociedade menos desigual e com maior conscientização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9068_TB1680_03112025165648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO NÍCOLAS QUINTERO MOTA" "autor_nome_curto" => "NÍCOLAS" "autor_email" => "prof.nicolasquintero.geo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }