A LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DO GÊNERO SEMINÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128189 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7797 "inscrito_id" => 16655 "titulo" => "A LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DO GÊNERO SEMINÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)" "resumo" => "A Linguística Aplicada configura-se como um campo eficaz no que concerne às inovações nas práticas de ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Entende-se que o ensino da oralidade é um desafio para os docentes, o qual precisa ser superado a partir de propostas exequíveis, significativas e engajadoras, que fomentem a aprendizagem. Nesse contexto, surge o objeto de estudo: quais são as contribuições da Linguística Aplicada (LA) na elaboração de uma Sequência Didática (SD), em que se utilizam as tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para explorar o gênero seminário no 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento da oralidade? Este estudo pretende analisar as contribuições da Linguística Aplicada (LA) na construção de uma sequência didática (SD) que viabilize o desenvolvimento da oralidade através do gênero seminário. Quanto à abordagem, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter explicativo e interventivo. Buscou-se aporte teórico em Ribeiro e Coscarelli (2023), Thiollent (2011) e Sschneuwly e Dolz (2004). Os resultados evidenciaram que a Linguística Aplicada (LA), é um campo que subsidia a prática docente no que se refere às orientações para execução de proposições didáticas voltadas ao ensino da oralidade. Observou-se também durante a elaboração da Sequência didática (SD), que o referido campo contribuiu apresentando perspectivas teóricas eficazes para nortear o planejamento de materiais. Conclui-se que, a partir da aplicação da proposta, o desenvolvimento da oralidade dos alunos do 9º ano foi notório." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16655_TB7797_30102025230900.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUNIOR DIAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUNIOR DIAS" "autor_email" => "junior.dias20@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128189 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7797 "inscrito_id" => 16655 "titulo" => "A LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DO GÊNERO SEMINÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)" "resumo" => "A Linguística Aplicada configura-se como um campo eficaz no que concerne às inovações nas práticas de ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Entende-se que o ensino da oralidade é um desafio para os docentes, o qual precisa ser superado a partir de propostas exequíveis, significativas e engajadoras, que fomentem a aprendizagem. Nesse contexto, surge o objeto de estudo: quais são as contribuições da Linguística Aplicada (LA) na elaboração de uma Sequência Didática (SD), em que se utilizam as tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para explorar o gênero seminário no 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento da oralidade? Este estudo pretende analisar as contribuições da Linguística Aplicada (LA) na construção de uma sequência didática (SD) que viabilize o desenvolvimento da oralidade através do gênero seminário. Quanto à abordagem, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter explicativo e interventivo. Buscou-se aporte teórico em Ribeiro e Coscarelli (2023), Thiollent (2011) e Sschneuwly e Dolz (2004). Os resultados evidenciaram que a Linguística Aplicada (LA), é um campo que subsidia a prática docente no que se refere às orientações para execução de proposições didáticas voltadas ao ensino da oralidade. Observou-se também durante a elaboração da Sequência didática (SD), que o referido campo contribuiu apresentando perspectivas teóricas eficazes para nortear o planejamento de materiais. Conclui-se que, a partir da aplicação da proposta, o desenvolvimento da oralidade dos alunos do 9º ano foi notório." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16655_TB7797_30102025230900.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUNIOR DIAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUNIOR DIAS" "autor_email" => "junior.dias20@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }