EDUCAÇÃO INFANTIL AMBIENTAL: VERDEJAR OS ESPAÇOS E DESEMPAREDAR AS INFÂNCIAS
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Desenvolvido na Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza, no Recife-PE, tem como objetivo a criação de espaços que permitam conectar as crianças a elementos da natureza por meio de práticas pedagógicas ecológicas e agroecológicas cotidianas, fomentando desde a primeira infância uma cultura de cuidado e responsabilidade socioambiental. A metodologia adotada envolveu inicialmente a sensibilização das crianças para o contato com a terra, a contemplação das sementes crioulas de milho e feijão e a preparação coletiva do solo para o plantio. Total de 176 crianças com idade entre 1 a 5 anos, participaram ativamente da semeadura e dos cuidados posteriores, como rega, adubação natural e observação do desenvolvimento das plantas. A análise dos resultados aponta que o envolvimento diário com o processo de germinação e crescimento das plantas favoreceu a construção de vínculos afetivos com a natureza, desenvolveu habilidades sensoriais, ampliou a percepção do ciclo da vida e fortaleceu atitudes de empatia e corresponsabilidade no cuidado com os seres vivos. As discussões emergentes revelam ainda que práticas como esta promovem o deslocamento da lógica escolar centrada no confinamento e favorecem a criação de territórios educativos mais vivos e significativos. Conclui-se que a integração de práticas ambientais no cotidiano da educação infantil é fundamental para formar sujeitos mais sensíveis, críticos e conscientes do seu papel no cuidado com a Terra. O verdejar dos espaços da creche representa também o florescimento de uma nova ética de relação entre infância e natureza, necessária e urgente para os desafios contemporâneos de emparedamento que as crianças vivenciam." 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