A DANÇA DE SALÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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Este relato apresenta práticas pedagógicas desenvolvidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica (edital CAPES nº 24/2022) na área da Educação Física, com foco na dança de salão, em uma escola pública de São Luís (MA), durante o 3º período letivo de 2023. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, envolveu uma turma da 3ª série do ensino médio. As aulas, com duração de 50 minutos e realizadas em oito encontros, abordaram aspectos teóricos e práticos da dança de salão, com ênfase no forró. Inicialmente, foi levantado o conhecimento prévio dos alunos, revelando resistência ao tema devido à timidez, preconceitos de gênero e barreiras religiosas. A parte teórica contemplou o conceito de dança segundo o Coletivo de Autores (1992) e o contexto histórico-cultural das danças de salão. Já nas atividades práticas, trabalharam-se expressão corporal, coordenação motora e socialização, com dinâmicas como a atividade da “Sombra” e vivência dos passos do forró. Os alunos participaram de pesquisas em grupo e seminários avaliativos sobre estilos como forró, valsa, lambada, reggae e samba de gafieira. Entre os principais desafios enfrentados estiveram a ausência de estrutura adequada (com aulas no pátio), redução da carga horária e limitações religiosas e culturais. Apesar disso, observou-se boa participação dos estudantes, especialmente quando se identificaram com os ritmos trabalhados. O trabalho evidenciou a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação docente, ao possibilitar a articulação entre teoria e prática. A dança demonstrou ser um meio potente de expressão, integração e reflexão crítica, reforçando a necessidade de superar preconceitos e ampliar seu espaço no ambiente escolar." 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