Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRIMORANDO O APRENDIZADO EM QUÍMICA: REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação em ciências, especialmente em disciplinas como a química, enfrenta o desafio de tornar conceitos abstratos mais acessíveis e envolventes para os alunos. Reconhecendo essa necessidade, foi desenvolvido um aplicativo de realidade aumentada para facilitar a compreensão dos diferentes modelos atômicos e tornar o ensino mais interativo e lúdico. Este trabalho tem como objetivo explorar o uso da realidade aumentada (RA) como ferramenta didática no ensino de química, aplicado por bolsistas do PIBID em uma escola de Sobral. A intervenção consistiu na utilização do aplicativo de RA criado especificamente para este propósito. O aplicativo foi empregado para apresentar modelos atômicos de maneira interativa e envolvente. Complementando a atividade, foi realizada uma prática experimental do teste de chama, permitindo aos alunos observarem as transições eletrônicas de forma prática. Os modelos atômicos virtuais criados foram utilizados para conectar diretamente a teoria e a prática, promovendo maior compreensão dos conceitos apresentados. Posteriormente, os alunos participaram de um questionário para avaliar a percepção sobre o uso da RA no ensino de química. Os resultados indicaram um aumento significativo no engajamento e na participação ativa dos alunos durante a atividade. Além disso, o entusiasmo demonstrado revelou a eficácia da tecnologia em tornar os conteúdos mais acessíveis e interessantes. Os estudantes também expressaram uma clara percepção do potencial da RA para enriquecer o processo de aprendizagem, sugerindo que sua integração em sala pode promover uma experiência de ensino mais eficaz e satisfatória. Portanto, a utilização da RA como ferramenta didática mostrou-se eficaz ao aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando conceitos abstratos mais compreensíveis e motivando os alunos de forma inovadora, pois essa abordagem representa uma oportunidade de inovação pedagógica e contribui para a melhoria contínua no ensino de ciências.

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