Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NO RITMO DA MÚSICA: A PARÓDIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128550
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8706
    "inscrito_id" => 18685
    "titulo" => "NO RITMO DA MÚSICA: A PARÓDIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica desenvolvida com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na qual foram explorados conceitos matemáticos em sala de aula por meio da utilização de paródias. A pesquisa teve como participantes 30 estudantes regularmente matriculados nas turmas dos 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Pinheiro – MA. A prática pedagógica foi desenvolvida no primeiro bimestre do ano de 2024. Do ponto de vista metodológico, os conteúdos matemáticos foram apresentados de maneira lúdica, dinâmica e interativa. Após a abordagem dos conteúdos, foram realizadas pesquisas de paródias relevantes aos assuntos trabalhados, foram entregues cópias das letras para os alunos para o canto das paródias nas salas de aula. Além disso, foi elaborada uma sequência didática pedagógica titulada como “No ritmo da música”, da qual foi aplicada durante 5 aulas de 45 minutos em cada turma. Essa proposta de aprendizagem possibilitou aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos, bem como a aplicação da criatividade na produção de paródias, as quais foram apresentadas pelos próprios discentes a toda a comunidade escolar, incluindo familiares e demais membros da instituição. Ressalta-se que a experiência demonstrou-se significativa para os envolvidos e apresenta potencial de replicabilidade por outros docentes que desejem inovar em sua prática pedagógica, uma vez que o uso da paródia mostrou-se eficaz na superação de barreiras anteriormente associadas às dificuldades de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18685_TB8706_29102025201525.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEUDILENE SOARES SÁ CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CLEUDILENE"
    "autor_email" => "cleudilenesa13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128550
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8706
    "inscrito_id" => 18685
    "titulo" => "NO RITMO DA MÚSICA: A PARÓDIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica desenvolvida com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na qual foram explorados conceitos matemáticos em sala de aula por meio da utilização de paródias. A pesquisa teve como participantes 30 estudantes regularmente matriculados nas turmas dos 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Pinheiro – MA. A prática pedagógica foi desenvolvida no primeiro bimestre do ano de 2024. Do ponto de vista metodológico, os conteúdos matemáticos foram apresentados de maneira lúdica, dinâmica e interativa. Após a abordagem dos conteúdos, foram realizadas pesquisas de paródias relevantes aos assuntos trabalhados, foram entregues cópias das letras para os alunos para o canto das paródias nas salas de aula. Além disso, foi elaborada uma sequência didática pedagógica titulada como “No ritmo da música”, da qual foi aplicada durante 5 aulas de 45 minutos em cada turma. Essa proposta de aprendizagem possibilitou aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos, bem como a aplicação da criatividade na produção de paródias, as quais foram apresentadas pelos próprios discentes a toda a comunidade escolar, incluindo familiares e demais membros da instituição. Ressalta-se que a experiência demonstrou-se significativa para os envolvidos e apresenta potencial de replicabilidade por outros docentes que desejem inovar em sua prática pedagógica, uma vez que o uso da paródia mostrou-se eficaz na superação de barreiras anteriormente associadas às dificuldades de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18685_TB8706_29102025201525.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEUDILENE SOARES SÁ CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CLEUDILENE"
    "autor_email" => "cleudilenesa13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica desenvolvida com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na qual foram explorados conceitos matemáticos em sala de aula por meio da utilização de paródias. A pesquisa teve como participantes 30 estudantes regularmente matriculados nas turmas dos 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Pinheiro – MA. A prática pedagógica foi desenvolvida no primeiro bimestre do ano de 2024. Do ponto de vista metodológico, os conteúdos matemáticos foram apresentados de maneira lúdica, dinâmica e interativa. Após a abordagem dos conteúdos, foram realizadas pesquisas de paródias relevantes aos assuntos trabalhados, foram entregues cópias das letras para os alunos para o canto das paródias nas salas de aula. Além disso, foi elaborada uma sequência didática pedagógica titulada como “No ritmo da música”, da qual foi aplicada durante 5 aulas de 45 minutos em cada turma. Essa proposta de aprendizagem possibilitou aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos, bem como a aplicação da criatividade na produção de paródias, as quais foram apresentadas pelos próprios discentes a toda a comunidade escolar, incluindo familiares e demais membros da instituição. Ressalta-se que a experiência demonstrou-se significativa para os envolvidos e apresenta potencial de replicabilidade por outros docentes que desejem inovar em sua prática pedagógica, uma vez que o uso da paródia mostrou-se eficaz na superação de barreiras anteriormente associadas às dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.