PANORAMA SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA ESCOLAR EM MATO GROSSO
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Este estudo, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em autores como Abramovay (2002, 2006) e Olweus (1993), que caracterizam o bullying como práticas repetitivas de violência física, verbal ou psicológica. Seu objetivo é diagnosticar a prevalência, os impactos e propor estratégias de prevenção do bullying e outras formas de violência escolar.A pesquisa abrangeu 74 escolas, envolvendo 2.435 alunos, dos quais 52% relataram já terem sofrido bullying. Em Mato Grosso, 448 estudantes de escolas estaduais e federais participaram, sendo 57,3% vítimas de bullying. Os respondentes têm idades entre 14 e 69 anos, com maior representatividade na faixa de 15 a 18 anos, do Ensino Médio. No contexto estadual, o bullying manifesta-se principalmente por insultos relacionados à aparência física, orientação sexual, raça/cor e exclusão social. O público feminino predomina (55,6%), assim como estudantes do 1º ano do Ensino Médio (51,3%). Os dados revelam a gravidade do problema, indicando a necessidade de intervenções urgentes junto à comunidade escolar. A pesquisa destaca a importância de ações que promovam um ambiente educacional seguro, baseado no respeito e na inclusão. Assim, o estudo contribui para a compreensão do bullying e da violação de direitos humanos, propondo estratégias de enfrentamento para reduzir seus impactos e transformar a escola em um espaço de socialização positiva, onde os direitos de todos sejam respeitados e valorizados." 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