Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS E PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128866
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9443
    "inscrito_id" => 18408
    "titulo" => "A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS E PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta os resultados do estágio supervisionado de observação realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental II, com foco nas aulas de Ciências da Natureza. O estágio de observação é uma etapa importante para a formação de docentes, pois dá a oportunidade de acompanhar, analisar e refletir o ambiente e o cotidiano escolar, como também todo o processo de ensino e aprendizagem, desse modo permitindo a aproximação dos conteúdos teóricos apreendidos na academia com a experiência de relacionar com a prática pedagógica apresentada pelo professor supervisor(a) e a participação dos alunos. O objetivo geral do presente trabalho foi observar a prática pedagógica no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, analisando a atuação docente, os métodos utilizados e a interação com os estudantes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, fundamentada em observações diretas registradas em diário de campo, realizadas entre março e julho de 2025 nas turmas do 6º ao 9º ano. Os dados analisados evidenciaram que a metodologia predominante foi a aula expositiva dialogada, embora momentos de atividades práticas tenham revelado maior engajamento discente. Constatou-se que a postura acessível e dialógica do professor contribuiu significativamente para a participação dos estudantes, especialmente nas turmas de anos iniciais do segmento. Conclui-se que o estágio oportunizou uma compreensão crítica da prática docente, destacando os desafios enfrentados pelos professores e a importância de estratégias que promovam a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18408_TB9443_10112025232821.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "vdestino53@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128866
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9443
    "inscrito_id" => 18408
    "titulo" => "A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS E PARTICIPAÇÃO DISCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta os resultados do estágio supervisionado de observação realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental II, com foco nas aulas de Ciências da Natureza. O estágio de observação é uma etapa importante para a formação de docentes, pois dá a oportunidade de acompanhar, analisar e refletir o ambiente e o cotidiano escolar, como também todo o processo de ensino e aprendizagem, desse modo permitindo a aproximação dos conteúdos teóricos apreendidos na academia com a experiência de relacionar com a prática pedagógica apresentada pelo professor supervisor(a) e a participação dos alunos. O objetivo geral do presente trabalho foi observar a prática pedagógica no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, analisando a atuação docente, os métodos utilizados e a interação com os estudantes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, fundamentada em observações diretas registradas em diário de campo, realizadas entre março e julho de 2025 nas turmas do 6º ao 9º ano. Os dados analisados evidenciaram que a metodologia predominante foi a aula expositiva dialogada, embora momentos de atividades práticas tenham revelado maior engajamento discente. Constatou-se que a postura acessível e dialógica do professor contribuiu significativamente para a participação dos estudantes, especialmente nas turmas de anos iniciais do segmento. Conclui-se que o estágio oportunizou uma compreensão crítica da prática docente, destacando os desafios enfrentados pelos professores e a importância de estratégias que promovam a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18408_TB9443_10112025232821.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "vdestino53@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados do estágio supervisionado de observação realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental II, com foco nas aulas de Ciências da Natureza. O estágio de observação é uma etapa importante para a formação de docentes, pois dá a oportunidade de acompanhar, analisar e refletir o ambiente e o cotidiano escolar, como também todo o processo de ensino e aprendizagem, desse modo permitindo a aproximação dos conteúdos teóricos apreendidos na academia com a experiência de relacionar com a prática pedagógica apresentada pelo professor supervisor(a) e a participação dos alunos. O objetivo geral do presente trabalho foi observar a prática pedagógica no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, analisando a atuação docente, os métodos utilizados e a interação com os estudantes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, fundamentada em observações diretas registradas em diário de campo, realizadas entre março e julho de 2025 nas turmas do 6º ao 9º ano. Os dados analisados evidenciaram que a metodologia predominante foi a aula expositiva dialogada, embora momentos de atividades práticas tenham revelado maior engajamento discente. Constatou-se que a postura acessível e dialógica do professor contribuiu significativamente para a participação dos estudantes, especialmente nas turmas de anos iniciais do segmento. Conclui-se que o estágio oportunizou uma compreensão crítica da prática docente, destacando os desafios enfrentados pelos professores e a importância de estratégias que promovam a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.