Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA ESCOLAR: VIVÊNCIA FORMATIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128931
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9600
    "inscrito_id" => 20852
    "titulo" => "DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA ESCOLAR: VIVÊNCIA FORMATIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência decorrente da vivência na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), possibilitada por meio da visita técnica a uma escola de educação infantil no município do Cedro, Ceará. A atividade foi planejada de forma participativa ao longo das aulas, sendo estruturada à luz das teorias do desenvolvimento trabalhadas em 2025. O objetivo foi compreender a importância e a aplicabilidade, na rotina escolar, dos diferentes enfoques teóricos sobre a infância na contemporaneidade, fundamentando-se nos estudos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud, Henri Wallon e Erik Erikson. Por meio das observações, entrevistas com as docentes e roda de conversa com a equipe gestora, os discentes identificaram a forte presença e relevância das contribuições desses pesquisadores na prática docente e na gestão escolar. Constataram, ainda, que o trabalho com as crianças dessa etapa da educação básica exige estudo contínuo, aperfeiçoamento, motivação, dedicação, profissionalismo e a integração entre ações pedagógicas e administrativas no cotidiano. Foi observado que os investimentos locais permanecem insuficientes diante da grandiosidade e do impacto que a educação infantil na educação. Por fim, ressaltou-se que essa experiência é essencial para os estudantes de licenciatura, pois possibilita maior aproximação com a realidade educacional, favorece a articulação entre teoria e prática e, sobretudo, contribui para o importante reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais que atuam nesse segmento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20852_TB9600_30102025232441.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "daniel.santos@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128931
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9600
    "inscrito_id" => 20852
    "titulo" => "DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA ESCOLAR: VIVÊNCIA FORMATIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência decorrente da vivência na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), possibilitada por meio da visita técnica a uma escola de educação infantil no município do Cedro, Ceará. A atividade foi planejada de forma participativa ao longo das aulas, sendo estruturada à luz das teorias do desenvolvimento trabalhadas em 2025. O objetivo foi compreender a importância e a aplicabilidade, na rotina escolar, dos diferentes enfoques teóricos sobre a infância na contemporaneidade, fundamentando-se nos estudos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud, Henri Wallon e Erik Erikson. Por meio das observações, entrevistas com as docentes e roda de conversa com a equipe gestora, os discentes identificaram a forte presença e relevância das contribuições desses pesquisadores na prática docente e na gestão escolar. Constataram, ainda, que o trabalho com as crianças dessa etapa da educação básica exige estudo contínuo, aperfeiçoamento, motivação, dedicação, profissionalismo e a integração entre ações pedagógicas e administrativas no cotidiano. Foi observado que os investimentos locais permanecem insuficientes diante da grandiosidade e do impacto que a educação infantil na educação. Por fim, ressaltou-se que essa experiência é essencial para os estudantes de licenciatura, pois possibilita maior aproximação com a realidade educacional, favorece a articulação entre teoria e prática e, sobretudo, contribui para o importante reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais que atuam nesse segmento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20852_TB9600_30102025232441.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "daniel.santos@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência decorrente da vivência na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), possibilitada por meio da visita técnica a uma escola de educação infantil no município do Cedro, Ceará. A atividade foi planejada de forma participativa ao longo das aulas, sendo estruturada à luz das teorias do desenvolvimento trabalhadas em 2025. O objetivo foi compreender a importância e a aplicabilidade, na rotina escolar, dos diferentes enfoques teóricos sobre a infância na contemporaneidade, fundamentando-se nos estudos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud, Henri Wallon e Erik Erikson. Por meio das observações, entrevistas com as docentes e roda de conversa com a equipe gestora, os discentes identificaram a forte presença e relevância das contribuições desses pesquisadores na prática docente e na gestão escolar. Constataram, ainda, que o trabalho com as crianças dessa etapa da educação básica exige estudo contínuo, aperfeiçoamento, motivação, dedicação, profissionalismo e a integração entre ações pedagógicas e administrativas no cotidiano. Foi observado que os investimentos locais permanecem insuficientes diante da grandiosidade e do impacto que a educação infantil na educação. Por fim, ressaltou-se que essa experiência é essencial para os estudantes de licenciatura, pois possibilita maior aproximação com a realidade educacional, favorece a articulação entre teoria e prática e, sobretudo, contribui para o importante reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais que atuam nesse segmento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.