DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA ESCOLAR: VIVÊNCIA FORMATIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128931 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9600 "inscrito_id" => 20852 "titulo" => "DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA ESCOLAR: VIVÊNCIA FORMATIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência decorrente da vivência na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), possibilitada por meio da visita técnica a uma escola de educação infantil no município do Cedro, Ceará. A atividade foi planejada de forma participativa ao longo das aulas, sendo estruturada à luz das teorias do desenvolvimento trabalhadas em 2025. O objetivo foi compreender a importância e a aplicabilidade, na rotina escolar, dos diferentes enfoques teóricos sobre a infância na contemporaneidade, fundamentando-se nos estudos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud, Henri Wallon e Erik Erikson. Por meio das observações, entrevistas com as docentes e roda de conversa com a equipe gestora, os discentes identificaram a forte presença e relevância das contribuições desses pesquisadores na prática docente e na gestão escolar. Constataram, ainda, que o trabalho com as crianças dessa etapa da educação básica exige estudo contínuo, aperfeiçoamento, motivação, dedicação, profissionalismo e a integração entre ações pedagógicas e administrativas no cotidiano. Foi observado que os investimentos locais permanecem insuficientes diante da grandiosidade e do impacto que a educação infantil na educação. Por fim, ressaltou-se que essa experiência é essencial para os estudantes de licenciatura, pois possibilita maior aproximação com a realidade educacional, favorece a articulação entre teoria e prática e, sobretudo, contribui para o importante reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais que atuam nesse segmento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20852_TB9600_30102025232441.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "daniel.santos@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128931 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9600 "inscrito_id" => 20852 "titulo" => "DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO À PRÁTICA ESCOLAR: VIVÊNCIA FORMATIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência decorrente da vivência na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), possibilitada por meio da visita técnica a uma escola de educação infantil no município do Cedro, Ceará. A atividade foi planejada de forma participativa ao longo das aulas, sendo estruturada à luz das teorias do desenvolvimento trabalhadas em 2025. O objetivo foi compreender a importância e a aplicabilidade, na rotina escolar, dos diferentes enfoques teóricos sobre a infância na contemporaneidade, fundamentando-se nos estudos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud, Henri Wallon e Erik Erikson. Por meio das observações, entrevistas com as docentes e roda de conversa com a equipe gestora, os discentes identificaram a forte presença e relevância das contribuições desses pesquisadores na prática docente e na gestão escolar. Constataram, ainda, que o trabalho com as crianças dessa etapa da educação básica exige estudo contínuo, aperfeiçoamento, motivação, dedicação, profissionalismo e a integração entre ações pedagógicas e administrativas no cotidiano. Foi observado que os investimentos locais permanecem insuficientes diante da grandiosidade e do impacto que a educação infantil na educação. Por fim, ressaltou-se que essa experiência é essencial para os estudantes de licenciatura, pois possibilita maior aproximação com a realidade educacional, favorece a articulação entre teoria e prática e, sobretudo, contribui para o importante reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais que atuam nesse segmento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20852_TB9600_30102025232441.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "daniel.santos@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }