O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETIAnny Sionara*, Eltiene Soares Feitosa**, Fabrício Tavares da Silva** e Giovani Moreira Gouveia Alt dos Reis**.*Especialista em Educação Física Adaptada.** Graduandos em Educação Física.O futsal é um esporte que tem crescido muito ano após ano no cenário esportivo mundial. Tal crescimento tem se estendido com a criação e implantação em escolinhas, clubes, instituições de educação básica e até mesmo no ensino superior. Isso tem possibilitado a utilização do futsal por muitas iniciativas como método de sociabilização com crianças em situação de risco. A nossa oportunidade ocorreu em um programa de extensão de uma IES. O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vividas por nós, bolsistas e voluntários nesse programa, que destaca o esporte como ferramenta e método de apoio no processo de sociabilização a crianças. O trabalho teve a duração de um semestre e suas atividades aconteciam às terças e quintas-feiras pela manhã, com um grupo envolvendo um total 40 crianças residentes em comunidades circunvizinhas ao local das atividades e a maioria inscritas no PETI, programa do governo federal que busca a erradicação do trabalho infantil por meio da realização de atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e de qualidade de vida. As aulas de futsal consistiam em diálogos e conscientização sobre assuntos do cotidiano dos alunos, como também, da utilização de uma abordagem teórico-prática no ensino da modalidade, como fundamentos essenciais e regras do jogo, além da aplicação de atividades recreativas com o objetivo de alcançar uma maior integração entre os alunos. Foi observado em muitos alunos, com o decorrer das aulas, a ocorrência de melhoras significativas de ordem moral, como comportamento e modo de vestir-se, e motora, como equilíbrio, postura e noção de espaço e direção. Para nossa vida acadêmica a experiência foi de grande importância, nos permitindo a aprendizagem e conhecimento do que é projeto de extensão, o que nos abriu portas para o ingresso em outros programas institucionais, como também permitiu a vivência e realização prática da produção científica, além de nos oportunizar a primeira relação professor-aluno. Enquanto indivíduos, o projeto nos abriu a visão no tocante à convivência e realização de trabalhos com crianças em situação de risco. Crianças que até então nos pareciam e se apresentavam como modelos de rebeldia e mau comportamento, com o decorrer do tempo foram se revelando pessoas com uma necessidade extrema de atenção, além de demonstrarem uma carência emotiva muito grande. O futsal para nós se apresentou como uma importante ferramenta de sociabilização para crianças em situação de risco e se mostrou também, capaz de proporcionar benefícios de ordem motora e comportamentais, permitindo o compartilhamento de experiências em busca de soluções para os problemas do cotidiano.Palavras-chave: Futsal, sociabilização, PETI.