O presente estudo tem como tema a análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. O tema surge em decorrência de estudos realizados durante a minha formação, bem como, de experiências vividas durante os estágios curriculares obrigatórios já realizados. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II da Rede Pública de Campina Grande-PB. E a partir do objetivo central: selecionar as Escolas Públicas que possuem aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II; Identificar como os professores organizam os conteúdos de ensino das aulas de Educação Física; Analisar a prática pedagógica do professor de Educação Física através dos conteúdos ensinados. Este estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa quali-quantitativa do tipo descritivo, através de uma entrevista semi-estruturada. A amostra foi composta por 07 escolas e 07 Professores, sujeitos com formação em Educação Física, sendo três Professores da rede estadual de ensino e 04 da rede municipal de ensino. O instrumento utilizado foi à entrevista, que foi gravada e transcrita na íntegra. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem de conteúdos, uma vez que não havia preocupação em trabalhar os conteúdos da Educação Física, mas apenas alguns deles, como: esporte e jogos pré-desportivos. Em relação ao tema dança, ginástica e lutas observamos o desprezo que tais modalidades recebem por parte dos professores dentro das aulas de Educação Física, alegando a falta de espaço físico e material adequado. Já relacionado à Cultura Corporal enquanto perspectiva pedagógica, alguns professores apresentaram elementos dos conteúdos presentes no universo da cultura corporal, mas demonstram falta de compreensão sobre o assunto. Num contexto geral a relação jogo e esporte apresentam divergências, mais num contexto geral observamos que tem sido dado ênfase ao esporte, mesmo sendo apresentado com características de competição. Esta pesquisa possibilitou uma reflexão sobre os conteúdos e práticas pedagógicas aplicadas dentro das escolas pesquisadas, sendo esta apenas uma pequena fatia de futuras pesquisas no campo da Educação Física Escolar, principalmente no que se refere aos conteúdos propostos. Hoje o mundo do trabalho busca profissionais comprometidos com a realidade em que atuam, e não instrutores, por isso, o profissional tem que continuar buscando formação para suprir as necessidades de sua atuação, para que possa realizar um trabalho compatível com as demandas de seus alunos e não buscar patentes para benefício próprio.