É esperado que ao longo da primeira infância ocorra uma melhora no desempenho de habilidades motoras. A literatura aponta diferenças entre meninos e meninas em relação ao desempenho em habilidade motora. Estudos anteriores indicaram que a participação em atividades físicas de uma maneira organizada pode estar associada ao desempenho de habilidades motoras no decorrer da infância. O domínio de habilidades motoras parece acontecer por meio de experiências e programas estruturados de atividade física que devem potencializar a aprendizagem das habilidades motoras. Esse estudo tem como objetivo analisar o desempenho de crianças com a prática de atividade física sistematizada, de acordo com o gênero, na cidade do Recife-PE. Esse estudo analisou uma amostra representativa das crianças em idade pré-escolar do Recife. Participaram desse estudo todos os sujeitos que completaram os testes locomotores ou de controle de objetos propostos pelo Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2) e foram autorizados pelos pais ou responsáveis. Os grupos do presente estudo foram formados por todas as crianças que declararam participar de algum tipo de atividade física sistematizada, sendo os grupos das habilidades locomotoras formados por 26 meninos e 20 meninas, e de controle de objetos formado por 21 meninos e 21 meninas. Após a verificação da normalidade foram usados testes paramétricos e não paramétricos para comparação entre grupos, e foi adotado o nível de significância (p=0,05). Os resultados mostraram que não existem diferenças entre meninos e meninas com prática de atividade física sistematizada para o subteste locomotor e de controle de objeto, e somente foi encontrada diferença, com superioridade para as meninas, na habilidade rolar a bola (p=0,01). O presente estudo sugere que meninos e meninas que possuem a prática sistematizada de atividade física desenvolvem-se de maneira semelhante, apresentando poucas diferenças em seu desempenho. É necessário, em estudos futuros, analisar a especificidade da tarefa, bem como o tipo de competências utilizadas para a execução das atividades.