RECORDANDO A INFÂNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEMMaria Cristiane dos Santos Costa* Julliana de Lucena Souto Marinho* Ricardo da Silva Gomes*Aluska da Silva*Alexandre de Souza Cruz*Kamila Hayla de Almeida Silva*Maria Goretti da Cunha Lisboa**O presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de relatar a experiência vivida por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba através de ações pedagógicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Partindo do pressuposto que tal vivência é de fundamental importância para a formação docente e explorando o conteúdo jogo como conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física, especificamente, os jogos e as brincadeiras populares, na perspectiva de resgatar e tratar este acervo cultural construído pela humanidade, já que nos dias atuais os jovens cada vez mais se distanciam de tal saber por nos encontrarmos num mundo globalizado e que acompanha o avanço tecnológico, além do alto índice de violência urbana. Os jogos e as brincadeiras populares ficam limitados às ruas ou ambientes abertos fora da instituição escolar. Neste sentido, a Educação Física objetiva, também, proporcionar um espaço importante no processo de aprendizagem, onde os jovens junto à comunidade escolar foram envolvidos na XVI Mostra Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, através de oficinas pedagógicas direcionadas explorando o tema transversal Meio Ambiente, que buscou a partir dos jogos populares o trabalho interdisciplinar com as outras oficinas que comungavam desse mesmo pressuposto. As oficinas foram alicerçadas pela reflexão e resgate desses jogos, fazendo-se perceber a história vivida, bem como a confecção e experimentação dos brinquedos, contribuindo para amplitude significativa da Educação Física escolar como disciplina transformadora para uma educação crítica, consciente e cidadã, além de subsidiar os futuros profissionais de Educação Física frente ao cotidiano escolar. A partir das vivências recomendamos futuras ações, no sentido de envolver a família, integrando esta no contexto escolar com a finalidade de rememorizar os jogos e brincadeiras populares, uma vez que, as relações familiares se encontram restritas e distantes da realidade almejada pela Educação Física escolar. Propomos ainda, o estímulo à perpetuação do saber e o legado para as futuras gerações, de modo que esse conhecimento não se perca ao longo do tempo. Destacamos a relevância da experimentação das ações dentro projeto, por promover a prática pedagógica dos conteúdos da Educação Física, quebrando paradigmas da sala de aula e nos dando suporte para futura atuação dentro do espaço público. PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, Jogos Populares, Meio Ambiente. *Alunos Bolsistas Do Programa De Bolsas De Capes - PIBID**Prof. Dra. Da universidade Estadual da Paraíba bolsista da capes coordenação – PIBID.